FIM DO ACORDO C

Novos médicos devem substituir cubanos que atendem no município até dia 7

Novos médicos devem substituir cubanos que atendem no município até dia 7

Fernandópolis perderá seis médicos cubanos que trabalham nas unidades de saúde

Fernandópolis perderá seis médicos cubanos que trabalham nas unidades de saúde

Publicada há 5 anos

Livia Caldeira



A cidade de Fernandópolis perderá seis médicos cubanos que trabalham nas unidades de saúde por causa da decisão do Ministério da Saúde de Cuba de não continuar no programa Mais Médicos após declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).


A parceria existe desde 2014 e o contrato com os profissionais iria até dezembro de 2020. Na época, nenhum médico brasileiro cadastrado no programa havia feito a inscrição para trabalhar nas unidades de saúde do município.


Os médicos do programa atuam nas duas equipes da unidade básica de saúde do Caic e nas unidades do Ipanema, Vila Regina, Santa Bárbara e Antônio Brandini. Todos os seis profissionais devem retornar a Cuba, mas ainda não se sabe quando.


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, informou que a providência mais rápida a ser tomada para que o atendimento à saúde da população não seja prejudicado é seguir o edital publicado nesta terça-feira, 20, pelo Ministério da Saúde. A previsão é de que os novos médicos contratados para substituir os cubanos na cidade comecem a atender até dia 7 de dezembro, de acordo com a Secretaria de Saúde.


OUTRAS CIDADES DA REGIÃO

Outras cidades da região também se cadastraram no programa. Estrela d ´Oeste, Indiaporã, Macedônia, Meridiano, Mira Estrela, Populina, Santa Fé do Sul, São João do Iracema, Turmalina, Valentim Gentil e Votuporanga estão entre os municípios que receberam médicos cubanos em 2014.


EDITAL PARA NOVA SELEÇÃO 

O Ministério da Saúde publicou no "Diário Oficial da União" desta terça-feira o edital com cerca de 8,5 mil vagas para o programa Mais Médicos. As vagas, abertas para substituir médicos cubanos, são para profissionais brasileiros e estrangeiros que tenham registro no CRM do Brasil. A publicação do novo edital faz parte de uma medida emergencial do governo brasileiro.


Os médicos devem iniciar as atividades nos municípios a partir de 3 de dezembro; a data-limite é 7 de dezembro.


As 8.517 vagas estão distribuídas por 2.824 municípios e 34 distritos indígenas. O salário é de R$ 11.800,00.

últimas