FIM DO 'MAIS M

Fernandópolis: Atendimento médico em UBS´s fica suspenso até o próximo dia 10

Fernandópolis: Atendimento médico em UBS´s fica suspenso até o próximo dia 10

Publicada há 5 anos

Da Redação


A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis informa que o Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Básica do país que é a porta de entrada preferencial do SUS.


Atualmente, o programa soma 18.240 vagas distribuídas em cerca de 4.000 municípios. Destas, cerca de 8.332 são ocupadas por médicos cubanos onde eles trabalham em 2.885 cidades.


A Prefeitura foi informada de que Cuba decidiu não participar mais do (PMM) e a partir desta quinta-feira, 22, vai ser dado o início da retirada dos médicos deste país. Fernandópolis possui 6 médicos trabalhando nas Unidades Básicas de Saúde: 1 Vila Regina, 1 Ipanema, 1 Santa Bárbara, 1 Cohab Antônio Brandini, 2 no Caic. Essas vagas são preenchidas por médicos de nacionalidade cubana.


O Governo Federal através do Ministério da Saúde, no dia 20/11/2018 publicou no Diário Oficial da União, um novo Edital Nº 18, de 19 de Novembro de 2018, para adesão de médicos ao Programa de Provisão de Médicos do Ministério da Saúde, onde em seu cronograma tem como previsão, a reposição desses médicos até o dia 07 de dezembro, o que inclui Fernandópolis.


Devido essa situação, nessas UBS's citadas, os atendimentos Odontológicos, Farmacêuticos, Aferição de Pressão permanecem funcionando normalmente, porém, os atendimentos médicos não ocorrerão até o dia 10 de dezembro, data prevista para que a situação seja regularizada. Casos convencionais de atendimento nessas UBS's serão remanejados para a UPA.

últimas