SAÚDE

Profissionais recebem capacitação antitabagismo

Profissionais recebem capacitação antitabagismo

Todas as Unidades de Saúde do município terão projeto “livre do tabaco”

Todas as Unidades de Saúde do município terão projeto “livre do tabaco”

Publicada há 5 anos

SECOM



O tabagismo é um dos mais importantes problemas de saúde pública. Apesar dos 40 anos desde o primeiro documento governamental sobre os prejuízos do fumo à saúde, o mesmo persiste como uma das principais causas preveníveis de morte no mundo.


A Organização Mundial de Saúde afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, já que morrem, no mundo, cinco milhões de pessoas, por ano, em consequência das doenças provocadas pelo tabaco, o que corresponde a aproximadamente seis mortes a cada segundo. O cigarro mata mais que a soma de outras causas evitáveis. 


Sabendo de todos os riscos e do forte impacto que a cessação do tabagismo traz para a saúde, tanto individual quanto pública, a Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, traz para o município uma capacitação in loco para a certificação de todos os profissionais de saúde, assim como de municípios vizinhos.


O evento conta cerca de 200 profissionais capacitados, entre equipe básica de saúde de Fernandópolis, municípios vizinhos e representantes da Diretoria Regional de Saúde. As ministrações tiveram início nesta quinta-feira, 22, no auditório da FEF e também acontece na sexta, 23, na Câmara de vereadores, com a presença da odontóloga Sandra Marques, coordenadora estadual do CRATOD (Centro de Referência de Tabago, Álcool e outras drogas) e da enfermeira Ellis Camacho. Na próxima semana, dias 29 e 30, a equipe volta se reunir no auditório da FEF.


“A capacitação traz todas as informações necessárias sobre o combate ao tabagismo, assim podendo cadastrar todas as nossas unidades de saúde como unidades “livre do tabaco” e podendo realizar o grupo de tabagismo cadastrado no Ministério da Saúde, recebendo material e medicamentos para o tratamento e acompanhado dos usuários na difícil tarefa de se livrar do uso do tabaco, explanou a enfermeira Lívia Moreira, uma das responsáveis pelo projeto no município.   


“Fernandópolis foi o município mais distante da capital a conseguir que o curso fosse realizado localmente e para um número tão grande de profissionais de nível superior. Sem dúvida essa é uma grande conquista, uma das maiores ações de impacto na saúde publica”, comentou o secretário Flávio Ferreira.  


O projeto realizado em Fernandópolis é fruto de uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretária da Saúde, com o CRATOD, através do o ‘Programa Nacional Contra o Tabagismo’.


PROGRAMA ANTITABAGISMO

O projeto fundamenta-se em um grupo terapêutico medicamentoso, cujo principal objetivo é reduzir a prevalência de fumantes e, consequentemente, morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.     

            

O tratamento completo consiste em consultas periódicas e reuniões em grupos de apoio, para que os dependentes possam discutir o problema do tabagismo.

Durante o atendimento dos pacientes, se a dependência for classificada como grave, os profissionais indicam o uso do adesivo de nicotina para evitar que o dependente recorra novamente ao cigarro. Todos os medicamentos usados no tratamento são distribuídos gratuitamente para os pacientes. Toda população que tem vontade de parar de fumar pode ter acesso ao programa.


últimas