HOMENAGENS

'Nunca pensei que seria assim', diz médica cubana durante despedida

'Nunca pensei que seria assim', diz médica cubana durante despedida

Saída dos médicos já refletiu no atendimento aos pacientes

Saída dos médicos já refletiu no atendimento aos pacientes

Publicada há 5 anos


Médicos cubanos que estão deixando as cidades na região noroeste paulista após decisão do governo de Cuba de sair do programa Mais Médicos foram homenageados nesta quarta (21) e quinta-feira (22), em São Francisco e Araçatuba.


A médica cubana Dânia Gomes estava em São Francisco desde 2016. Ela agradeceu o carinho dos colegas e falou sobre a saída dos cubanos da rede pública.



“Foi algo muito repentino, porque na verdade deveria terminar em fevereiro, março, mas assim, no momento, todos se surpreendem, nunca pensei que seria assim. Volto para Cuba e vamos ver o que acontece”, afirma a médica.




Reflexos em Fernandópolis


Por causa da saída de médicos cubanos, algumas cidades sofrem com o atraso e lotação nas unidades básicas de saúde. E em unidades que haviam só médicos cubanos, o local ficou vazio.


Em Fernandópolis, unidade básica de saúde praticamente vazia no bairro Bernardo Pessoto, onde o atendimento nesta quinta-feira foi apenas odontológico.


A UBS é uma das cinco de Fernandópolis que a partir desta quinta-feira estão sem médicos por causa da saída dos seis profissionais cubanos que trabalhavam no município.


Já situação é bem diferente na Unidade de Pronto Atendimento da cidade. Sem médicos nas UBS’s a orientação é que o paciente procure a UPA e já no primeiro dia sem os cubanos o movimento foi bem maior. Em um período que os profissionais costumam atender entre 15 e 20 pessoas, eles atenderam mais de 60.

últimas