CULTURA

Projeto ‘Vida de Criança’ será exposto no paço municipal

Projeto ‘Vida de Criança’ será exposto no paço municipal

As imagens de Vilela mostram os Direitos das Crianças

As imagens de Vilela mostram os Direitos das Crianças

Publicada há 5 anos

Assessoria de Ouroeste



O Paço Municipal de Ouroeste abre suas portas ao público, a partir do dia 17 de dezembro, para a exposição “Vida de Criança”, do fotógrafo paulistano Caio Vilela, com acesso gratuito. As imagens de Vilela mostram os Direitos das Crianças por meio do cotidiano de meninos e meninas de diversos países. Cada painel tem uma breve explicação sobre as fotos, incluindo texto em braile. “Vida de Criança” conta com patrocínio da AES Tietê, e é realizado por meio do apoio da Lei Rouanet, em parceria com a Sopa Comunicação e o fotógrafo Caio Vilela.


SOBRE O AUTOR

Caio Vilela é geógrafo, fotógrafo e jornalista, nascido em 1970, em São Paulo.

Para retratar o mundo pelo olhar das crianças, viajou por mais de 100 países e passou por todos os estados brasileiros.

O autor da exposição “Vida de Criança” tem cinco livros publicados, entre eles “Futebol-arte do Oiapoque ao Chuí” e “Futebol sem Fronteiras”, e exposições em Paris, Doha, Belgrado, Islamabad, Quito, Bogotá, Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades brasileiras.


VIDA DE CRIANÇA


Muitos conhecem os deveres de uma criança, mas poucos se lembram dos direitos que elas têm. Eles existem e estão descritos na Declaração Universal dos Direitos da Criança, criada em 1959 pelo Unicef, o Fundo das Nações Unidas pela Infância.


Os direitos da criança se concentram em dez grandes temas. Alguns podem até parecer óbvios para aqueles que têm garantidos o direito à escola e a uma moradia digna, mas a verdade é que há milhões de crianças no mundo todo que não têm esses direitos respeitados. Há ainda crianças que, por não terem um registro, um documento, não existem para a sociedade. E há um número enorme de crianças que nunca vão aprender a ler, sujeitas a regimes de trabalho que lhes roubam a infância. Por isso, quem diria, até mesmo o assunto preferido das crianças também se transformou em um direito: o de brincar!


A exposição Vida de Criança dá uma volta ao mundo para contar a história de crianças dos mais variados lugares, de como meninos e meninas de países diferentes usufruem de alguns desses direitos e de como vivem, seja qual for o lugar ou a condição em que nasceram. Vamos embarcar nessa viagem?


últimas