DESTAQUE

Município conquista 14° lugar em prêmio nacional de saúde bucal

Município conquista 14° lugar em prêmio nacional de saúde bucal

Classificação aponta municípios que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal

Classificação aponta municípios que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal

Publicada há 5 anos

SECOM



Fernandópolis conquistou o 14° lugar no “Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal” 2018, na categoria de municípios de 50.001 a 300.000 habitantes. Esta classificação do município deu-se pelo apoio, incentivo e ações de políticas públicas voltadas à saúde bucal realizadas em Fernandópolis por meio do secretário municipal de Saúde, Flávio Carlos Ruy Ferreira, e a coordenadora de Saúde Bucal, Karina Gonzalez Camara Fernandes.


Este prêmio era anteriormente chamado de “BRASIL SORRIDENTE” e foi criado no âmbito dos Conselhos de Odontologia com o intuito de conceber anualmente a municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal. A partir de 2018, passou a ser denominado “PRÊMIO NACIONAL CFO DE SAÚDE BUCAL”, através da Resolução do Conselho Federal de Odontologia CFO -191/2018.


Os municípios são divididos em três grupos distintos, para fins de avaliação: municípios com até 50.000 habitantes, municípios entre 50.001 a 300.000 habitantes e municípios com população a partir de 300.001 habitantes, tendo como base populacional os dados do censo IBGE 2010.


Os municípios concorrentes documentaram suas ações, comprovando-as de forma clara e objetiva, e o Conselho Federal de Odontologia, por meio da Comissão de Políticas Públicas/CFO, avaliou os municípios inscritos na etapa nacional, classificando-os em ordem decrescente, da maior a menor pontuação, em cada grupo populacional.


A pontuação final de cada município deu-se pela soma dos valores obtidos em cada um dos 10 critérios, dentre alguns itens avaliados estão: quanto os municípios inscritos investiram em financiamento em saúde; se havia a atuação de conselhos municipais de saúde; se na elaboração do plano municipal contemplavam a saúde bucal; se no município existe o cargo de coordenador de saúde bucal; se há Centro de Especialidades Odontológicas; se o quadro de profissionais da odontologia é composto por profissionais concursados.

últimas