MUDANÇA

Certificado Internacional de Vacinação é emitido na região

Certificado Internacional de Vacinação é emitido na região

Agora a Anvisa liberou pela internet o certificado, que fica pronto em cinco dias

Agora a Anvisa liberou pela internet o certificado, que fica pronto em cinco dias

Publicada há 5 anos


O certificado internacional de vacinação, documento exigido para viagens para outros países, pode ser retirado agora pela internet. Antes, o viajante da região noroeste paulista tinha de ir ao aeroporto de São José do Rio Preto, onde tem um posto de emissão, ou em Birigui ou Catanduva .


Agora a Anvisa liberou pela internet o certificado, que fica pronto em cinco dias. Com isso, quem não mora nestas três cidades não precisa se deslocar para fazer o certificado.


Para retirar o certificado, o interessado deve se cadastrar no site do governo, informar o país para qual vai viajar e colocar os dados pessoais, além do número de telefone. Com isso, o site informa todas as vacinas que devem ser tomadas.

Em seguida, o morador deve entrar em contato com local que faz emissão do certificado no município. Em Rio Preto, o certificado é emitido pela Vigilância Epidemiológica, e deve ser agendado um dia e horário para a retirada do documento através do telefone.


PASSO A PASSO


1º passo: Entrar no link "viajante" do site da Anvisa, para saber quais vacinas o país para o qual a pessoa vai viajar exige.


2º passo: Tomar as vacinas exigidas, principalmente da febre amarela, que é a mais exigida pelos países estrangeiros. As vacinas são disponibilizadas gratuitamente no sistema único de saúde. As vacinas são aplicadas nas unidades básicas de saúde (UBS).


3º passo: Tirar foto do comprovante de vacinação, porque depois o site da Anvisa vai exigir. tirar também foto do RG ou CPF.


4º passo: Fazer cadastro, com login e senha no portal de serviços do governo federal . Esse cadastro pede nome, data de nascimento, documento e para cadastrar uma senha.


5º passo: Depois, já com o cadastro feito, dentro do "portal de serviços", colocando o login e senha. Na sequência, acessar nos serviços em destaque o link obter o certificado internacional de vacinação.

últimas