PROJETO CIENTÍ

E.E. Afonso Cáfaro organiza I MOSTRAFER

E.E. Afonso Cáfaro organiza I MOSTRAFER

Feira contará com a participação de escolas públicas e particulares do município e apoio da classe empresarial

Feira contará com a participação de escolas públicas e particulares do município e apoio da classe empresarial

Publicada há 7 anos


Parceria com José Sequini Junior, ao lado da diretora da instituição organizadora, Adriana Rebello da Silva Cassadante e organizadoras da Mostra Fernanda e Selma



Da Redação


No final do ano passado, a professora coordenadora geral (PCG) Fernanda Cristina Aléssio Miranda e a professora coordenadora de área (PCA) Selma Regina Rola de Oliveira, profissionais da E.E. Afonso Cáfaro, acreditando no potencial, não apenas de seus alunos, como também de estudantes de outras escolas, pesquisaram e analisaram sobre a possibilidade da realização de uma feira científica na cidade de Fernandópolis. 




A ideia floresceu em razão das experiências adquiridas nas participações em feiras estaduais e nacionais, em que a escola destacou-se com trabalhos premiados de seus discentes. Desde 2013, a instituição de ensino já desenvolve atividades de investigação científica e demonstração que culminam em feiras internas de ciências. No seu Programa de Ensino Integral, a escola prima pela excelência acadêmica, o protagonismo juvenil, a corresponsabilidade e o letramento científico. Segundo a PCA Selma, “a implementação de uma feira de ciências na cidade – intitulada MOSTRAFER, é uma forma de mostrar às pessoas a capacidade dos jovens em desenvolver projetos que podem transformar a realidade. É gratificante vê-los focados em pesquisas, cujas ideias vão ganhando espaço no papel e aos poucos traduzindo-se em experimentos, sob a orientação dos profissionais”, comentou. 




“A realização de uma Feira Científica envolve não apenas a simples exposição de trabalhos científicos, como também a interação entre a escola e a comunidade, uma vez que os jovens são os protagonistas do processo. Eles são os responsáveis por explicarem aos visitantes como ocorreu a escolha do tema, a investigação, as pesquisas realizadas e os resultados alcançados”, afirma a PCG Fernanda. 


Em dezembro Fernanda e Selma apresentaram a proposta da feira aos professores e gestores da unidade oportunizando momentos de discussões onde as estratégias foram tratadas. Após a aceitação de todos, as organizadoras divulgaram, no período de 03 a 11 de março, o evento para os diretores das escolas particulares, à secretária da educação do município Sra. Lidia Mara e posteriormente aos diretores municipais. Em 19 de abril a mostra foi divulgada também aos diretores das escolas da Diretoria de Ensino de Fernandópolis. 




Desde então, parcerias foram conquistadas, entre elas com a ACIF, por intermédio do Sr. Geraldo Pedro Paschoalini, auxiliando na divulgação do evento.
Em 18 de maio, uma importante parceria foi firmada com o empresário José Sequini Junior que disponibilizou o espaço do Plaza Eventos para a realização da MOSTRAFER. A parceria foi viabilizada pela empresa AES Coaching dos proprietários, Cícera Nogueira, Geraldo Paixão e Sueli Paixão. A escola busca agora novas parcerias com o objetivo de consolidar a realização do evento, com a materialização desta prática inovadora para a educação de Fernandópolis e região e aos cidadãos que acreditarem e desejarem apoiar esta iniciativa. Mais informações na escola Afonso Cáfaro, ou pelo telefone 3442-1506

últimas