Érica Dutra

A importância das sondagens

A importância das sondagens

Por Érica Dutra - Pedagoga com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Por Érica Dutra - Pedagoga com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Publicada há 5 anos

Ao iniciarmos o ano letivo a preocupação de todo professor é de saber o que o seu aluno já sabe.

              Partindo de uma  proposta sócio construtivista, entendemos  que toda criança ao iniciar sua trajetória escolar traz consigo conhecimentos prévios vivenciados no seu dia a  dia, ou seja, nenhuma criança chega a escola sem saber nada.                    

              Com certeza é muito importante descobrir o que elas já sabem, mas diante dessa concepção de aprendizagem, que orienta a ação do professor e que visa o aluno como sujeito que tem um papel ativo em sua aprendizagem, que é  preciso instigá-los para compreender a maneira como ele pensa, elaborar informações que o meio lhe oferece, e estabelecer relações, construindo esquemas interpretativos próprios e consequentemente o seu próprio conhecimento.

             A Avaliação Diagnóstica é uma estratégia fundamental neste período, que tem como objetivo levantar hipóteses do nível de aprendizagem que o aluno se encontra.

            Ficar atento na elaboração dessas avaliações, não se esquecendo que a criança é um ser único, com características próprias e que deve ser trabalhada em todos os seus aspectos: cognitivo, motor, físico e principalmente no aspecto afetivo, é o primeiro passo para levantar dados da clientela a ser trabalhada.

           Antes de iniciar, explicar a proposta no coletivo para que todos tomem conhecimento do trabalho que será realizado, ameniza a ansiedade e o medo de não saber o que irá ser solicitado, principalmente quando se diz respeito à escrita.

           É comum ocorrer resistência por parte de algum aluno, neste caso, convém criar um ambiente agradável com calma e naturalidade. Caso não consiga convencê-lo, deixar para outra oportunidade é a melhor solução.

No momento da aplicação, atentar - se  na maneira como o aluno irá construir a escrita, e ao término, solicitar que faça a leitura, facilitará no momento de analisar a hipótese que o mesmo se encontra dentro do processo de alfabetização, assim qualquer informação será muito importante para posteriormente serem usados nos registros durante o ano letivo.

          As avaliações deverão ser aplicadas pelo professor da sala, afinal é ele que estará trabalhando com o aluno durante o ano  e precisa ter o conhecimento de como cada um se manifestou no momento das sondagens. Mas é também  necessário que neste  período o Assessor Pedagógico ou Diretor acompanhe o professor, dando - lhe suporte e condições necessárias para que ele possa desenvolvê-las de maneira mais tranquila .

        Ao finalizar a aplicação e analisá-la , o professor deverá organizar um mapa com os resultados e compartilhar com os gestores para que ambos tracem as expectativas de aprendizagem, garantindo um trabalho pedagógico mais produtivo ,e consequentemente com resultados mais satisfatórios.

       A partir daí, é preciso considerar que o conhecimento prévio da criança deve ser entendido como uma oportunidade de contestá-las, ou seja, propor situações desafiadoras, que proporcionem às crianças um avanço nas suas hipóteses iniciais.

       É muito importante nas reuniões apresentar aos pais as avaliações realizadas e os resultados finais, que contribuirão para que escola e família se unam , favorecendo assim no processo  ensino x aprendizagem das crianças.

últimas