Paulo Cesar Lop

O MUNDO VAI ACABAR EM 2019!!

O MUNDO VAI ACABAR EM 2019!!

Por Paulo Cesar Lopes Soares

Por Paulo Cesar Lopes Soares

Publicada há 5 anos

Calma. Se o título chamou sua atenção, leia até o final. Na história da humanidade, vários foram os arautos do fim do mundo: Nostradamus, Rasputim, Isaac Newton. Para ohistoriador norte-americano David Montaigne o mundo vai acabar em dezembro de 2019. De acordo com a teoria de Montaigne, a Terra vai mudar de posição, levando a uma série de desastres naturais.


E você, acredita no fim do mundo? Em 2019 ocorrerá realmente o Armagedon? Para nós, brasileiros, o ano começou assustador. As tragédias do início do ano de 2019 já mataram mais de 350 pessoas em nosso país. Ainda estamos em fevereiro e a tradicional retrospectiva do fim do ano já parece estar pronta.


A última previsão do fim do mundo, que eu me lembre, aconteceu em 2012. A ideia de que uma hecatombe de proporções globais destruiria o planetasurgiu a partir de uma interpretação astronômica com base no calendário Maia. Tivemos até um filme com base na previsão. Felizmente, novamente,nada aconteceu em 2012.


Neste ano, voltamos a correr perigo. O fim está novamente batendo à nossa porta. Será que desta vez as previsões se confirmarão? E você, como reagiria se o mundo fosse acabar em 2019?Faria as mesmas coisas?Acordaria no mesmo horário?Conseguiria dormir? Iria trabalhar? Pediria perdão a alguém? Trataria as pessoas com mais respeito?Ajudaria velhinhos a atravessarem a rua (puro interesse em se redimir de eventuais pecados cometidos no passado)?Diria a alguém algo que deveria ser dito?Comeria doces como se não houvesse o amanhã (literalmente)?Com certeza, Deus ficaria sobrecarregado com muitas orações suplicantes.


A verdade é que não sabemos quando será o fim do mundo. Nem mesmo quando ocorrerá a nossa morte (aliás, esta é certa que virá, com ou sem o apocalipse). Certamente, será o fim do mundo para nós. E, se a morte é inevitável, por que perder tempo com coisas que não nos alegram a alma?


Em 12 de junho de 2005, Steve Jobs, então presidente-executivo da Apple Computer e da Pixar Animation Studios, fez um discurso aos formandos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Nesse famoso discurso, Jobs fala sobre a morte: “Lembrar de que em breve estarei morto é a melhor ferramenta que encontrei para me ajudar a fazer as grandes escolhas da vida. Porque quase tudo - expectativas externas, orgulho, medo do fracasso - desaparece diante da morte, que só deixa aquilo que é importante. Lembrar de que você vai morrer é a melhor maneira que conheço de evitar a armadilha de temer por aquilo que temos a perder. Não há motivo para não fazer o que dita o coração.”


Se o mundo vai acabar em dezembro de 2019, só vamos saber em 2020 (se nada nos acontecer). A única certeza que temos é a de que o nosso tempo aqui é limitado. Então, vivamos nossas vidas apaixonados pelas coisas que fazemos. Prometa fidelidade, amor e respeito a si próprio. Abandone as comparações, os julgamentos, a culpa, a raiva.Abandone as lembranças (boas ou más) que te prendem aopassado. Elimine definitivamente da sua vida os pensamentos negativos. Não tenha medo do fracasso. Não procrastine. Tenha fé.


Que 2019 termine melhor do que começou. E que o sol nasça forte em 2020.


Gratidão!

últimas