ESPORTE

Atletas do karatê fazem exames para mudança de faixa

Atletas do karatê fazem exames para mudança de faixa

Avaliação é muito importante para manter a tradição do esporte

Avaliação é muito importante para manter a tradição do esporte

Publicada há 5 anos

SECOM

Os atletas do projeto “Bom de Escola, Bom de Esporte” e da Associação Dojokan fizeram exames para mudança de faixa no karatê. Participaram 27 atletas com idades entre 6 e 27 anos, com 100% de aprovação.

No karatê é possível chegar a oito faixas: Branca, Amarela, Vermelha, Laranja, Verde, Roxa, Marrom e Preta. Para alcançar cada uma delas é preciso ser aprovado nos exames, que consistem na execução de uma série de golpes. 

Hoje, 80 alunos treinam com o professor Adauto Guarnieri na Secretaria Municipal de Esportes de Fernandópolis, a maioria deles tem faixa amarela, também há um bom número de atletas com as faixas roxas e marrons.

Esta avaliação é reconhecida pela FKP (Federação de Karatê do Estado de São Paulo). Assim que finaliza os exames, o professor Adauto encaminha os resultados para a federação, que emite as carteirinhas e certificados aos atletas aprovados.

“O exame de faixa é uma tradição muito importante para que o karatê-Do seja sempre transmitido pelos praticantes por gerações em suas famílias. Karatê-Do significa “caminho das mãos vazias” (Kara=mãos; Tê= vazio; e Do= caminho)”, explicou o professor Adauto.

Os atletas também já se preparam para a primeira competição do ano, que será no dia 23 de março, com cerca de 20 participantes de Fernandópolis.

últimas