LUTA SEM FIM

A inclusão das mulheres no universo futebolístico

A inclusão das mulheres no universo futebolístico

Artigo

Artigo

Publicada há 5 anos

Por Brenda Cardoso

Há algum tempo a mulher vem buscando seu espaço na sociedade, no futebol não é diferente, hoje a presença feminina dentro e fora das quatro linhas vem se tornando cada vez mais comum. O futebol brasileiro é uma das atividades mais machistas que já existiu, e se algum dia o negro ou um menino da periferia sofreu para se inserir no futebol, a mulher sofre até hoje. 

Talvez esse preconceito vai além da falta de competição do futebol feminino, a ausência disso pode vir até da própria criação. Os meninos são recebidos com bola, já as meninas com bonecas, e vamos ser sinceros as meninas não são criadas para amar o futebol como os meninos. 

Mas, esse cenário está mudando, pais conscientes e completamente apaixonados por futebol estão trocando o roteiro e já ensinam para suas filhas que elas podem sim amar futebol, que elas podem jogar futebol e quem sabe até trabalhar nesse meio maravilhoso e emocionante.

As mulheres estão se tornando cada vez mais independentes, lutando pelos direitos iguais, buscando o seu espaço, e por isso, não desistiram ainda pelo reconhecimento no mundo esportivo, uma luta constante e desgastante, mas é a rotina e a paixão pelo esporte que não nos fazem desistir mesmo com tantas dificuldade. Somos guerreiras!

Nosso dia é todo dia, nossa luta é diária!


últimas