SOJA

Por que utilizar a casca de soja na alimentação do rebanho?

Por que utilizar a casca de soja na alimentação do rebanho?

A casca de soja é a parte externa do grão, obtida por separação durante o processo de extração do óleo

A casca de soja é a parte externa do grão, obtida por separação durante o processo de extração do óleo

Publicada há 5 anos


Tendo em vista a importância do planejamento nutricional do rebanho, sobretudo nos períodos de baixa disponibilidade de forragens, bem como a participação da alimentação no custo de produção, a busca por alternativas de ingredientes oriundos de processos agroindustriais tem se intensificado.

Tais subprodutos devem apresentar características que possibilitem sua utilização na alimentação animal, reduzindo o custo final do produto animal e mantendo os índices de produção satisfatórios. Dentro deste contexto, fontes de fibra não forragem vem sendo alvo de estudos para serem utilizadas na alimentação de ruminantes.

Tradicionalmente as fontes de fibra não forragem têm sido utilizadas em substituição a fontes de concentrado, uma vez que possuem energia líquida relativamente alta e moderado teor de proteína bruta. Entretanto, situações em que existe baixa disponibilidade de forragem devido ao período de secas ou em sistemas de produção em que há limitação de área para produção de alimentos volumosos, as fontes de fibras não forragem se colocam como excelente alternativa em substituição parcial a alimentos volumosos.

Devido à importância da cultura da soja no agronegócio nacional e ao volume de material processado diariamente, a casca de soja surge como um resíduo agroindustrial bastante interessante para ser utilizado na alimentação do rebanho. Mais o que é a casca de soja?

A casca de soja é a parte externa do grão, obtida por separação durante o processo de extração do óleo. Também conhecida como casquinha de soja, é comercializada na forma de casca ou peletizada. Para cada tonelada de soja processada são produzidos 50 kg da casca de soja.

A casca de soja pura (livre da contaminação do farelo de soja durante a sua obtenção) deve conter em torno de 9,4% de proteína bruta (PB) e 74% de FDN na MS, sendo 46% composta de celulose e 18% de hemicelulose.

Considerando as características nutricionais da casca de soja, esta pode ser utilizada em substituição à forragem ou mesmo a ingredientes concentrados tradicionais, como o milho. Quando em substituição a grãos seu uso visa minimizar os impactos negativos que a alta ingestão de amido causa sobre o ambiente ruminal, como a redução do pH e a diminuição da degradação da fibra (HOOVER, 1986).

Quando utilizada como suplemento para animais mantidos em pastagens de qualidade moderada a baixa, a casca de soja pode substituir o milho ou o sorgo sem que ocorra queda no desempenho.

Além das características apresentadas até o momento, não podemos negligenciar o fato de que a casca de soja é comercializada na forma seca, sendo um material que não apresenta problemas de conservação e pode ser armazenada em grande quantidade para ser utilizada na propriedade ao longo do ano.

últimas