POLÍTICA

Thammy Miranda irá assumir vaga amanhã. Titular foi cassado

Thammy Miranda irá assumir vaga amanhã. Titular foi cassado

Camilo Christófaro perdeu cargo de vereador; Thammy Miranda deve assumir nesta quinta

Camilo Christófaro perdeu cargo de vereador; Thammy Miranda deve assumir nesta quinta

Publicada há 5 anos

A Câmara de São Paulo cumpriu a decisão da Justiça Eleitoral e determinou, na tarde desta quarta-feira (20), a extinção do mandato do vereador Camilo Cristófaro (PSB).

O parecer da procuradoria foi lido na sessão plenária nesta tarde. Suplente direto pela coligação, o ator Thammy Miranda, filho da cantora Gretchen, deve assumir o cargo nesta quinta (21).

Em dezembro do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo manteve por unanimidade a cassação do mandato de Cristófaro. Na ocasião, ele recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve a decisão.

Em junho de 2018, o parlamentar foi cassado pela 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, em representação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral, por captação ilícita de recursos financeiros durante as eleições 2016.

Segundo o Ministério Público Eleitoral, parte do dinheiro usado na campanha do vereador teve origem ilícita - R$ 6 mil, cerca de 14% do total declarado ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

De acordo com a sentença, Cristófaro recebeu dinheiro de Ana Maria Comparini Silva, a mesma pessoa física que aparece como doadora da campanha do prefeito e vice-prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Jr. e Roberto Luiz Vidoski.

Ana Maria Comparini Silva, pensionista do INSS e sem recursos financeiros para a doação, foi acusada pela Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo em junho de 2018, junto com o prefeito e vice de São Caetano do Sul, pela prática dos crimes de formação de organização criminosa e caixa 2.

De acordo com as investigações, além de realizar doações milionárias sem capacidade econômica, Ana Maria foi identificada como sendo titular da principal conta bancária utilizada para transitar recursos que abasteceram direta ou indiretamente a campanha de Auricchio e o PSDB de São Caetano do Sul, que somam mais de R$ 1,4 milhão.

Fonte: www. g1.globo. com

últimas