POLÍTICA

Ex-presidente Michel Temer é preso

Ex-presidente Michel Temer é preso

Agentes ainda tentam cumprir um mandado de prisão contra o ex-ministro Moreira Franco

Agentes ainda tentam cumprir um mandado de prisão contra o ex-ministro Moreira Franco

Publicada há 5 anos

A Força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta quinta-feira (21), o ex-presidente da República. Os agentes ainda tentam cumprir um mandado contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.

Desde quarta-feira (20), a Polícia Federal (PF) tentava rastrear e confirmar a localização de Temer, sem ter sucesso. Por isso, a operação prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feira atrasou.

FORO PRIVILEGIADO

No começo de fevereiro, o STF (Supremo Tribunal Federal) enviou à primeira instância da Justiça quatro processos contra Temer, que perdeu o foro privilegiado após deixar a Presidência. Neles, Temer é investigado por corrupção, organização criminosa, obstrução de Justiça e lavagem de dinheiro. O ex-presidente responde a cinco investigações no STF, que foram enviadas à Justiça de primeira instância quando ele deixou o cargo.

Michel Temer responde a dez inquéritos. Cinco deles que tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF), pois foram abertos na época em que ele era presidente, foram encaminhados à primeira instância depois que Temer deixou o cargo. Os outros cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando o ex-presidente já não tinha foro privilegiado.

Na operação Lava Jato, Temer é alvo de denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da empreiteira Engevix. O empresário contou à Polícia Federal que pagou um milhão de reais em propina ao ex-ministro Moreira Franco, com o conhecimento de Temer.

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), o emedebista iniciou a carreira política na década de 1960, no governo estadual de São Paulo. Por 15 anos, foi o presidente do MDB. Temer foi eleito por duas vezes consecutivas vice-presidente do Brasil, na chapa de Dilma Rousseff, e chegou à Presidência em 2016, após o impeachment da petista.

ATUALIZAÇÃO

Os agentes da Polícia Federal também prenderam o ex-ministro Moreira Franco no Rio, o coronel João Baptista Lima Filho, amigo de Temer. A PF cumpre, ao todo, 10 mandados de prisão.

últimas