MEIO AMBIENTE

Município participa de comitê para discussão do sistema hídrico do Estado de SP

Município participa de comitê para discussão do sistema hídrico do Estado de SP

O comitê é dividido por regiões e é formado para discutir os recursos hídricos do Estado de São Paulo

O comitê é dividido por regiões e é formado para discutir os recursos hídricos do Estado de São Paulo

Publicada há 5 anos

                       Valentim Gentil participa de comitê da bacia do rio turvo grande


A preservação do meio ambiente e de recursos naturais é prioridade para a Prefeitura de Valentim Gentil. O município, após alguns anos, volta a ser titular do Comitê de Bacias do Rio Turvo/Grande (CBHTG-15) que identifica áreas de mananciais para a preservação e controle do uso de recursos hídricos. Valentim Gentil também fará parte Câmara Técnica de Saneamento.

O comitê é dividido por regiões e é formado para discutir os recursos hídricos do Estado de São Paulo, especialmente o da região noroeste paulista. Nos encontros são abordados temas como o controle de enchentes, captação de água pluvial, criação de estratégias e ações que tratam sobre restauração de Áreas de Preservação Permanente, controle do uso de água do aquífero guarani, e outros.

De acordo com o engenheiro da prefeitura de Valentim Gentil e integrante do Comitê de Bacias do Rio Turvo/Grande, Francisco Carlos Graciano Belém, “o município terá direito a voto nos projetos apresentados na região do comitê CBHTG-15. A ideia é de que as propostas sejam instrumentos para o desenvolvimento regional”.

A participação de Valentim Gentil no comitê vai possibilitar a revisão do plano de macro drenagem na cidade. Ainda segundo o engenheiro, a cidade cresceu e é preciso rever os projetos de escoamento de água pluviais. “Hoje o ponto crítico na cidade quando chove, é a Avenida Horácio Gonçalves de Moraes. O plano de macro drenagem foi feito, mas a cidade cresceu e por isso é preciso rever o projeto”, disse Francisco.

No mandato passado de Adilson Segura, quando Valentim Gentil também participava do comitê, de 14 etapas, 10 foram concluídas e cerca de sete mil metros de galerias pluviais foram construídos.

O prefeito Adilson Segura e o engenheiro Francisco vão participar no próximo dia 27 de março da posse no Comitê de Bacia do Rio Turvo/Grande, em São José do Rio Preto.

*Assessoria de Imprensa de VG 

últimas