PIRATARIA

A partir de amanhã, Anatel bloqueia celulares piratas no estado de São Paulo

A partir de amanhã, Anatel bloqueia celulares piratas no estado de São Paulo

Mensagem alertando usuário já está sendo enviada

Mensagem alertando usuário já está sendo enviada

Publicada há 5 anos

Usuários de aparelhos celulares piratas da região e de todo o território paulista terão uma surpresa a partir de amanhã. Neste domingo, 24, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começa o bloqueio dos celulares sem certificação, conhecidos como "celulares pirata", nos Estados de Amapá, Amazonas, Roraima, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, além de São Paulo. 

Os celulares considerados piratas são aqueles não certificados pela Anatel ou então que tenham o chamado IMEI (International Mobile Equipment Indentity) — que é o número de identificação do aparelho — adulterado, clonado ou que tenha passado por outras formas de fraude.

SEGURANÇA

A Anatel consegue identificar celulares irregulares porque tem um sistema informatizado, em parceria com operadoras de telefonia e fabricantes, que identifica os celulares irregulares em uso na rede.

De acordo com a Anatel, o bloqueio dos celulares irregulares dá mais segurança ao usuário e também reduz o número de roubos e furtos de aparelhos, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs.

REGULAR?

Para saber se um celular é certificado pela agência basta procurar por um selo da Anatel, presente no carregador e no verso da bateria. É também recomendado verificar o IMEI para saber o status do celular.

Isso pode ser feito em verificando o número que aparece na caixa e o que consta no adesivo do próprio aparelho. Depois, comparar se os dois são iguais a um outro, que aparece ao discar: *#06#

últimas