JUSTIÇA

MPF denuncia ALL Logística por crime ambiental no transporte de carga perigosa na região

MPF denuncia ALL Logística por crime ambiental no transporte de carga perigosa na região

Dois trens da empresa que levavam grande quantidade de óleo diesel e gasolina foram flagrados com documentação irregular no noroeste paulista

Dois trens da empresa que levavam grande quantidade de óleo diesel e gasolina foram flagrados com documentação irregular no noroeste paulista

Publicada há 5 anos

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou a América Latina Logística Malha Paulista (ALL) por crime ambiental devido ao transporte irregular de carga perigosa em ferrovias no noroeste do estado. Em junho de 2016, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) flagrou duas composições da empresa que levavam quantidades elevadas de óleo diesel e gasolina sem autorização válida do órgão nem documentos que identificassem corretamente os produtos. A denúncia foi apresentado ao final do ano passado e o processo corre na Justiça Federal.

A antiga estação férrea em Fernandópolis, por onde passa a linha da América Latina Logística Malha Paulista

No dia 20 daquele mês, o Ibama encontrou na base de apoio da ALL em Votuporanga um trem com 44 vagões cheios de óleo diesel e um de gasolina, com destino a Taquari (MT). No dia seguinte, o órgão ambiental inspecionou outra composição da empresa em Araraquara, que levava os combustíveis em 78 vagões até Rondonópolis (MT). Em ambos os casos, os maquinistas apresentaram autorizações de transporte vencidas e documentos que estavam em nome de outras pessoas jurídicas.

No segundo trem fiscalizado, a situação era ainda mais crítica devido a irregularidades na Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), documento que descreve as providências necessárias em casos de emergência, como vazamentos e incêndios. Os protocolos a serem seguidos são específicos para cada substância. Se houvesse alguma intercorrência com o trem averiguado durante o trajeto, as consequências poderiam ter maior gravidade, pois a FISPQ apresentada não correspondia ao transporte de diesel e gasolina.

“A empresa ALL transportou, com o emprego de fraude, produtos perigosos em desacordo com as exigências legais, bem como praticou atividade potencialmente poluidora de transporte interestadual desses produtos sem autorização do órgão ambiental competente, expondo a perigo a saúde e a segurança públicas”, destacou o procurador da República Svamer Adriano Cordeiro, autor da denúncia.

Com as irregularidades, a ALL incorreu no crime descrito no artigo 56 da lei 9.605/1998 e está sujeita a multa. O número processual da denúncia é 0002805-89.2017.403.6181. 

últimas