AVISO PRÉVIO

Gestão Doria deve fechar mais de 100 polos do Projeto Guri, confirma secretário

Gestão Doria deve fechar mais de 100 polos do Projeto Guri, confirma secretário

Funcionários cumprem aviso prévio desde sexta-feira (29), segundo associação que administra unidades no interior. Governador de SP fará anúncio na segunda-feira (1º) sobre medidas.

Funcionários cumprem aviso prévio desde sexta-feira (29), segundo associação que administra unidades no interior. Governador de SP fará anúncio na segunda-feira (1º) sobre medidas.

Publicada há 5 anos

Projeto Guri ministra aulas de instrumentos musicais em todo o estado de São Paulo


Funcionários que atuam no Projeto Guri foram colocados em aviso prévio na sexta-feira (29). Segundo a Associação Amigos do Guri, responsável pela administração dos polos no litoral e no interior de São Paulo, a condição pode resultar no fechamento das unidades que desenvolvem projetos culturais para jovens em todo o estado, inclusive na região de Ribeirão Preto (SP).

A situação ocorre em função de um corte de R$ 150 milhões anunciado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa no orçamento de organizações sociais que cuidam de programas.

Em nota, o governo estadual informou que o impacto do contingenciamento nos programas, nas instituições e ações da secretaria está sendo avaliado.

CULTURA E FORMAÇÃO

O projeto Guri é um dos principais programas socioculturais do país. Cerca de 49 mil alunos com idade entre 6 e 18 anos são atendidos por ano em cerca de 400 polos distribuídos pelo estado de São Paulo.

Em Ribeirão Preto, o projeto atende cerca de 500 jovens e oferece cursos de bateria, contrabaixo, guitarra, violão, violino, canto coral, percussão, entre outras atividades voltadas à formação musical.

Em Franca (SP), funcionam duas unidades. Uma delas atende jovens com aulas para instrumentos musicais e a outra, inaugurada há um ano, ensina os estudantes a construir e a manter instrumentos musicais de corda.

Eles aprendem lições de colagem, verniz, corte em madeira, construção de modelos e plantas, e princípios geométricos. O processo inicial é uma oportunidade para que os alunos possam investir na carreira de luthier.

ORÇAMENTO E MEDIDAS

Em vídeo publicado em sua conta no Twitter neste domingo (31), a deputada Janaína Paschoal (PSL) disse que Dória fará um pronunciamento na segunda-feira (1º) para tratar do assunto.

“Quero crer que o governador tenha se sensibilizado com o projeto, vai muito além de arte. É um projeto de prevenção à violência, é um projeto de segurança pública, é um projeto de direitos fundamentais.”

A Secretaria da Cultura informou que o corte de verbas está atrelado à realidade orçamentária do estado, mas que está realizando reuniões individuais com as 18 organizações sociais, incluindo as gestoras do Projeto Guri, para definir as prioridades e os ajustes necessários.

A Associação Amigos do Guri disse que a Secretaria da Cultura é a principal mantenedora do projeto e que ainda não teve a confirmação dos recursos necessários à manutenção da atual rede de atendimento.

Em nota divulgada à imprensa na noite deste domingo, a assessoria de imprensa de João Doria confirmou que o governador fará um anúncio nesta segunda-feira, no Palácio dos Bandeirantes, sobre medidas para o Projeto Guri.

Ainda segundo a assessoria, os secretários de Governo, Rodrigo Garcia, e da Fazenda, Henrique Meirelles, falarão sobre o plano de contingenciamento e as medidas para não prejudicar serviços essenciais.

*Com informações de G1

últimas