PESQUISAS

Administração Lene Marsola/Nico tem aprovação de 79% da população

Administração Lene Marsola/Nico tem aprovação de 79% da população

Além dos 79% de aprovação administrativa, 56% eleitores afirmaram que votariam em quem a prefeita indicasse e outros 25% admitem a possibilidade de seguir a sua orientação

Além dos 79% de aprovação administrativa, 56% eleitores afirmaram que votariam em quem a prefeita indicasse e outros 25% admitem a possibilidade de seguir a sua orientação

Publicada há 5 anos

O s eleitores macedônicos demonstraram que aprovam o atual governo municipal da prefeita Lene Marsola-PTB e Nico Cruz-PTB. E os índices que lhes foram atribuídos são expressivos. Exatos 79,54% dos  entrevistados qualificaram sua administração como “ótima” ou “boa”. No outro extremo, apenas 11,37% adjetivaram-na como “ruim” ou “péssima”. No meio termo, tem-se outros 09,09% que a classificam como “regular”. 

TRANSFERIBILIDADE DE VOTOS

O resultado da pesquisa - realizada no último dia 24 de março - mostra uma condição amplamente favorável à atual gestora. Além desses índices, também foi quantificado a capacidade de transferibilidade de Lene Marsola, haja vista que ela já é reeleita e, portanto, impedida de participar do próximo pleito municipal. Nesse tópico, 56,82% dos entrevistados afirmaram que votariam no nome que a alcaidessa indicasse, contra 11,36% que cravaram que, independentemente do nome escolhido, não votariam; outros 25% optaram pelo “talvez”. Certamente, dentre esses, prevalece a cautela e a decisão dependerá do nome do sucessor escolhido por Marsola.

LEGISLATIVO MUNICIPAL

Por outro lado, o Parlamento Municipal não obteve a aprovação popular. Apenas 22,72% dos eleitores de Macedônia classificam a atuação da Câmara Municipal como “ótima” ou “boa”. Esse índice é 3,5 vezes menor que o registrado para o Executivo Municipal. No polo oposto, 47,73% avaliam-na como “ruim” ou “péssima”. No intermédio estão 27,28% que afirmaram ser “regular”.

SETORES MUNICIPAIS

Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores do município quanto a diversos setores/secretarias do município de Macedônia. 

O mais bem avaliado, disparado, foi o “Transporte Escolar”. Ele obteve notas nove ou dez para 77% dos entrevistados. O pior índice desse setor foi notas 5 a 6, demonstrando, daí, ampla aprovação.

No outro extremo está o “Esportes” com apenas 22% de notas nove e dez. Embora ainda seja a mais baixa dentre todas pesquisadas, detém 54% de avaliação de notas cinco a oito.

Outros destaques positivos estão naqueles setores considerados essenciais pela população: os da Sáude e Educação.

Na “Saúde”, 59% atribuíram-lhe notas nove e dez, contra apenas 09% com notas iguais ou inferiores a quatro. Já na “Educação” foi 52% com a notas positivas máximas, contra apenas 4% de índices iguais ou inferiores a quatro. Confiram, nos gráficos abaixo, mais detalhes sobre todos os quesitos avaliativos e os resultados da opinião dos eleitores de Macedônia.

últimas