ELEITORES

Cartórios realizam plantão para cadastro biométrico

Cartórios realizam plantão para cadastro biométrico

Unidades eleitorais de todo o Estado funcionam em regime especial neste sábado,

Unidades eleitorais de todo o Estado funcionam em regime especial neste sábado,

Publicada há 5 anos

Da Redação 


Todos os cartórios e postos de atendimento da Justiça Eleitoral no Estado de São Paulo irão funcionar em regime de plantão neste sábado, 13, para o cadastro biométrico. Em Rio Preto, a biometria só será obrigatória para a eleição de 2022, mas a medida tem o objetivo de adiantar o cadastro.

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, mais de 105 mil eleitores já realizaram o cadastro. O número representa 31% do total de eleitores da cidade.

Por determinação do TRE-SP, 54 cidades da região terão a biometria obrigatória para eleição de 2020, quando municípios elegem prefeito e vereadores. Entre elas estão Olímpia, Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul.

Para essas cidades, os eleitores devem fazer a biometria no prazo definido. As datas que variam entre agosto e dezembro de 2019. Quem não se cadastrar até a data final, pode ter o título eleitoral cancelado.

Durante o plantão, os atendimentos serão realizados das 08h às 13h, mas é preciso realizar o agendamento prévio no site do TRE-SP. As unidades do Poupatempo com serviços eleitorais vão seguir o seu funcionamento normal, com horários variáveis conforme o local. O procedimento, envolvendo a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura cerca de 15 minutos.

Em todo o Estado, 478 cidades integram o Ciclo 2019/2020 da biometria obrigatória, planejado pelo TRE-SP. Cidades com mais de 200 mil eleitores só terão revisão obrigatória para a eleição de 2022.

Documentos necessários

Para ser atendido, o eleitor deve levar: documento oficial de identificação (RG, carteira de trabalho, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal, certidão de nascimento ou de casamento); comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, celular, bancárias etc., desde que contenham nome e endereço e sejam recentes, com menos de três meses de emissão); e título eleitoral, caso o tenha.

Biometria

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.



últimas