ITURAMA

Carnês do IPTU 2019 começam a ser entregues nas casas dos contribuintes

Carnês do IPTU 2019 começam a ser entregues nas casas dos contribuintes

1ª Parcela vence no próximo dia, 10

1ª Parcela vence no próximo dia, 10

Publicada há 4 anos

Os Carnês do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU-2019) começaram a chegar às casas dos contribuintes esta semana. A previsão é que todos sejam entregues antes da data do vencimento da 1ª Parcela e da Cota única que vence dia 10 de maio.

Aqueles que quiserem antecipar o pagamento do imposto em cota única, e ainda não recebeu o carne, no entanto, já podem ter acesso ao boleto no site da prefeitura (www.iturama.mg.gov.br). Para imprimir o documento basta que o contribuinte clique no Menu: Serviços IPTU online, e em seguida, à esquerda na tela, clique em Guia IPTU digite o número do CPF ou de inscrição do imóvel – disponível nos carnês de anos anteriores.

Os contribuintes que não receberem os carnês deverão procura-los no departamento de receitas tributárias da Prefeitura, das 07 às 13 horas ou retirar a 2ª via na Central de Atendimento ao Cidadão, antigo SINE, das 08 às 17 horas.

O boleto disponível na internet dá mais comodidade àqueles que querem praticidade, pois permite que o documento seja impresso pelo contribuinte no conforto de sua casa. O pagamento em cota única tem 20% de desconto do imposto, que já está previsto no carnê, exceto as taxas.

“O pagamento do imposto em dia ajuda no desenvolvimento da sua cidade e no custeio de serviços importantes para a população”, pontua o Ilton José de Queiroz responsável pelo setor de Cadastro Imobiliário da Prefeitura. .

Os benefícios que a arrecadação do IPTU traz à população

Gera empregos

De acordo com a Constituição Federal parte do valor arrecadado do IPTU vai para obras de infraestrutura e pavimentação. Logo, gera empregos e melhoria para a cidade e a sua locomoção.

Melhora a Saúde e Educação

Parte do que a prefeitura arrecada do imposto é para melhoria na educação, tanto na disponibilidade de vagas quanto na melhoria interna do ambiente estudantil. Já na área da saúde é investido na estrutura do hospital e concessão de medicamentos na rede pública.

Se a quitação do IPTU está em dia: fica mais fácil fazer inventário

Muitas famílias têm muita “dor de cabeça” quando se trata do falecimento de um ente e a divisão dos bens. Ao fazer o inventário é necessário que o IPTU esteja em dia para requisitar a certidão negativa de débitos para o trâmite do processo.


* Com informações do site avozdotriangulo.com.br

últimas