SAÚDE

Santa Casa apresenta dados sobre doação de órgãos em 2018

Santa Casa apresenta dados sobre doação de órgãos em 2018

No período, a equipe identificou mais de 35 possíveis doadores de órgãos.

No período, a equipe identificou mais de 35 possíveis doadores de órgãos.

Publicada há 5 anos


Assessoria Santa Casa 

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Fernandópolis apresentou no início deste mês o relatório de atividades desenvolvidas ao longo de 2018. 

No período, a equipe identificou mais de 35 possíveis doadores de órgãos, mas o grande desafio é alavancar esse número, já que para a doação, é necessário o consentimento da família. Em 2018 foram realizadas 14 doações de córneas e duas doações de múltiplos órgãos.

Por meio da Comissão, a Santa Casa de Fernandópolis tem atuado a fim de detectar possíveis doadores no Hospital e facilitando o processo entre as unidades de saúde além de capacitar e informar os colaboradores e a população sobre a doação órgãos e tecidos.

“Além da atuação nos casos em que há a possibilidade de doação, temos também trabalhado para informar e conscientizar as famílias e pacientes para que possam aderir a esta causa da doação de órgãos e comunicar esse desejo ainda em vida aos familiares”, frisou a gerente de enfermagem, Adriana Carta.

TRANSPLANTES NO BRASIL

Segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), divulgado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) em dezembro de 2018, estima-se que mais de 33 mil pessoas aguardam por algum tipo de transplante.

Ainda segundo o relatório, a taxa de não autorização familiar manteve-se em 43%, com o crescimento apenas 0,7% no número de transplante de órgãos com doador falecido, revelandoum aumento na taxa de não utilização dos órgãos dos doadores falecidos.

COMO SER DOADOR?

No Brasil, para ser doador de órgãos e tecidos, não é necessário deixar nada por escrito; basta avisar sua família, dizendo: “Quero ser doador de órgãos”. A doação de órgãos e tecidos só acontece após a autorização familiar documentada. Quando a pessoa não avisa, a família fica em dúvida. Para tirar dúvidas sobre o processo de doação ou assumir publicamente seu desejo de ser um doador, basta acessar o site www.euassumi.com.br.



últimas