POLÍTICA

38% aprovam governo Elaine Rocha e 31% a atuação dos vereadores

38% aprovam governo Elaine Rocha e 31% a atuação dos vereadores

33% votariam em quem a prefeita indicasse; atuação do vice-prefeito tem aprovação de 40%

33% votariam em quem a prefeita indicasse; atuação do vice-prefeito tem aprovação de 40%

Publicada há 5 anos

Que o colégio eleitoral indiaporãense é dos mais divididos da região, isso os últimos resultados eleitorais comprovam, com decisões por quantidades ínfimas de votos, como a de 2012, onde a atual prefeita venceu o ex-gestor Fernando Boi-PSB por 71 votos. E, entrando na parte final do segundo mandato consecutivo de Elaine Rocha-PSD, a situação reflete em pesquisa realizada no último dia 24. O governo municipal tem a aprovação de 38% dos eleitores de Indiaporã, subdivididos, proporcionalmente dentre a sede e o distrito de Tupinambá, que o classificam como “ótimo” ou “bom”. Outros 35% avaliam como “regular” e outros 20% reprovam-no, adjetivando como “ruim” ou “péssimo”. 

TRANSFERIBILIDADE

Como não pode recanditar-se, uma vez que já se usufruiu da reeleição, averiguamos a índice de transferibilidade de votos da alcaidessa. 33% dos respondentes afirmaram que, independentemente do nome escolhido para a sucessão, votaria no indicado pela prefeita; no polo oposto, 26% refutam a possibilidade e outros 35% cravam no “talvez”. Esses, certamente, aguardam a definição do nome que receberá o apoio oficial do atual governo.

ATUAÇÃO DO VICE

Como os eleitores estão avaliando a atuação do vice-prefeito “Diego Dentista”-PMDB, também foi objeto de aferição. Seus índices são semelhantes aos de Elaine. 40% consideram sua atuação “ótima” ou “boa”. Como “regular” estão 33% e reprovam-na 23%, classificando-a como “ruim” ou “péssima”.

LEGISLATIVO

A avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores frente ao Legislativo Municipal mostra que a maioria absoluta classifica-os como “regular”. Escolheram essa opção 43% dos respondentes. Outros 31% afirmaram ser “ótima” ou “boa”; 23% dos entrevistados classificaram como “ruim” ou “péssima”. 

SETORES MUNICIPAIS

Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores do município quanto a diversos setores/secretarias de Indiaporã. 

Nos mais bem avaliados pela população estão, empatados, Saúde e Transporte Escolar. Eles receberam notas 9 ou 10 de 46% dos entrevistados, índices que perfazem mais que o dobro do terceiro colocado - Assistência Social - com 20%. A Educação, nesse mesmo critério, recebeu 18%. Já no prisma oposto estão os destaques negativos. Ele é encabeçado, disparado, pelas Estradas Rurais que foi bem avaliado somente por 3% dos entrevistados. No Esportes apenas 8% atribuíram notas 9 ou 10. Fechando a tríade negativista está o setor de Habitação. Unicamente 11% atribuíram-no notas máximas.

últimas