INICIATIVA

Secretaria promove a 5º feira da saúde em Ouroeste

Secretaria promove a 5º feira da saúde em Ouroeste

O objetivo a conscientização da população sobre as questões que afetam a saúde

O objetivo a conscientização da população sobre as questões que afetam a saúde

Publicada há 4 anos

Assessoria de imprensa Ouroeste

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Ouroeste, através do NASF, das Unidades Básicas de Saúde, e parcerias com a  Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF),   Senac de Votuporanga, Diretoria de Esportes,  Academias, Pastoral  da Saúde entre outros parceiros, promoveram no último dia 12 a 5º Feira da Saúde  , no Salão Paroquial.

Os visitantes da feira receberam os serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, dicas de alimentação saudável, alongamento, orientações e dicas sobre prevenção de doenças, controle do Aedes Aegypti, além de avaliação em: saúde bucal, fonoaudiologia, fisioterapia, prova de perguntas e respostas sobre saúde com premiação para os vencedores e entrega de brindes e degustação de suco “detox”. A programação incluiu ainda, stand de estética com limpeza facial,  massagem, podologia e  Quick Massage. 

De acordo com a Secretária da Saúde, Daniela Santos, o evento teve como objetivo a conscientização da população sobre as questões que afetam a saúde e a qualidade de vida das pessoas.  Participaram da feira estudantes do curso de Fonoaudiologia  da FEF e estudantes do curso de  Podologia, Massoterapia e Técnico em Estética do SENAC.

 A feira é realizada no mesmo mês  que  comemora-se o Dia Mundial da Saúde, 07 de abril. Funcionários do Hospital João Velloso estiveram presentes orientando em quais casos devemos procurar o pronto-socorro ou UBS, e protocolo manchester (classificação de risco conforme Emergência). A Sabesp demostrou a importância da água para nossa saúde. As fisioterapeutas Dra. Jezuliane de Oliveira da Clinica Fisioterapia Ouroeste, e Dra. Larissa Massoni  Beluco  da Clinica Saúde Total,  realizaram gratuitamente aos presentes procedimentos como Dry needlin ,  uma técnica de medicina alternativa similar a acupuntura, ventosaterapia  e massagem terapêutica.  

A pastoral da Saúde também esteve presente, distribuiu remédios naturais como xaropes de guaco e romã, essências de amora usada na menopausa. Neste ano uma equipe da empresa Info Sete internet  esteve presente 

realizando o cadastro online de doadores de medula óssea no site www.sejaumheroi.com.br .

Histórico

Em 1946, a Organização Mundial de Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que“a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

De acordo com a lei 8.080 de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para ter saúde, alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, educação, atividade física,  transporte e lazer. 

No dia 07 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde. 

“Conclui se que a saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim através de qualidade de vida”. 


últimas