CAMPANHA

Profissionais da saúde da região realizam trabalhos preventivos nas escolas

Profissionais da saúde da região realizam trabalhos preventivos nas escolas

A ação tem como público alvo estudantes da rede de ensino de 5 a 14 anos

A ação tem como público alvo estudantes da rede de ensino de 5 a 14 anos

Publicada há 5 anos


Assessoria de imprensa Ouroeste

 Uma equipe de profissionais da saúde de Ouroeste e Arabá iniciou nesta semana mais um trabalho preventivo do Programa Saúde na Escola. A campanha tem como tema hanseníase, verminoses, tracoma e esquistossomose, no qual deram o nome da Campanha dos Três Bichos. 

A ação tem como público alvo estudantes da rede de ensino de 5 a 14 anos. O objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Durante a campanha, será realizada busca ativa de novos casos de hanseníase e exame dos contatos, profilaxia para as geo-helmintíases, sendo feita o preenchimento de uma folha de anamnese sobre a Hanseniase e exames para detecção.

As carteiras de vacinação também estão sendo examinadas, sendo assim, as crianças que necessitarem de vacinação serão encaminhadas para a unidade de saúde de sua referência . Todos os alunos da rede municipal e estadual de ensino receberam uma autorização dias antes sobre essa campanha para ser levada para casa, nela os pais ou responsável autorizavam ou nãoa participação no programa.

Veja o que cada doença pode causar:

Verminoses:Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento. 

Tracoma: Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas. 

Hanseníase: Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

últimas