POLÍTICA

Câmara de Turmalina tem avaliação melhor que gestão de Alex Ribeiro

Câmara de Turmalina tem avaliação melhor que gestão de Alex Ribeiro

Legislativo tem aprovação de 43% dos entrevistados enquanto Executivo de 38%

Legislativo tem aprovação de 43% dos entrevistados enquanto Executivo de 38%

Publicada há 4 anos

Pela primeira vez na atual rodada de pesquisas que está em andamento, a avaliação popular conferiu índices aos trabalhos Legislativos superiores ao do Executivo. Os dados provêm de pesquisa de opinião pública realizada no município no último dia 07, onde foram entrevistados 284 eleitores, subdivididos, proporcionalmente, na sede (Turmalina) e em Fátima Paulista (distrito). Na avaliação popular, o atual governo municipal de Alex Ribeiro-MDB e Calixto-DEM recebeu a aprovação de 38% dos eleitores que classificaram sua gestão como “ótima” ou “boa”. Outros 32% disseram ser “regular”, enquanto que 28% reprovaram-na, optando pelo “ruim” ou “péssima”. Ressalte que a administração de ambos iniciou-se em junho passado, após a cassação, pela Justiça Eleitoral, da prefeita Fernanda Massoni, eleita em 2016.

REELEIÇÃO

Como está no exercício do primeiro mandato e, por consequência, pode disputar a reeleição no pleito de outubro do próximo ano, também indagamos os eleitores a esse respeito.  Nesse quesito o índice dos que declararam que votariam em Ribeiro numa eventual tentativa de recondução atingiu 33%. Por outro lado, 30% declararam que não escolheriam seu nome. 25% dos entrevistados declararam que “talvez”.

30% declararam não apoiá-lo em eventual tentativa de reeleição e apenas 14% afirmaram que votariam num nome indicado por Ribeiro

TRANSFERIBILIDADE

Outro quesito submetido à avaliação popular foi com o objetivo de auferir o índice de transferência de votos do atual prefeito, caso ele opte por apoiar outro nome e desista da tentativa de reeleição. Apenas 14% dos eleitores afirmaram que votariam num nome indicado por Alex; 39% cravaram que “não” e 33% disseram que “talvez”. Aqui se agrupam aqueles que esperam o nome escolhido para, posteriormente, decidirem.

LEGISLATIVO

A avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores frente ao Legislativo Municipal é melhor que do Executivo. 43% classificam como “ótimo” ou “bom”; 32% como “regular” e 23% como “ruim” ou “péssimo”. A aprovação da Câmara é 5% maior que da Prefeitura, enquanto que a rejeição; a reprovação a Legislativo também é 5% menor que do Poder Executivo.

Atuação do Legislativo Municipal tem respaldo popular: 43% classificam-na como “ótima” ou “boa” e supera índices do Executivo

SETORES MUNICIPAIS

Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores do município quanto a diversos setores/secretarias que compõem a administração municipal de Turmalina. 

O mais bem avaliado é o setor de Transporte Escolar 36% de notas 9 ou 10, seguindo pela Saúde com 35% e Assistência Social com 28%. Por outro lado, disparado, o setor de Obras foi o mais reprovado com apenas 4% de notas 9 ou 10. No encalço está Esportes com 8% e Estradas Rurais com 11%. 

Confiram, abaixo, os dados completos.

últimas