SAÚDE

Vacina contra a gripe está liberada para todos os grupos prioritários

Vacina contra a gripe está liberada para todos os grupos prioritários

As doses estão disponíveis nas unidades de saúde do município e Brasitânia

As doses estão disponíveis nas unidades de saúde do município e Brasitânia

Publicada há 4 anos


A “Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe)” começa a atender nesta semana todos os grupos prioritários. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Fernandópolis e Brasitânia, das 8h até antes das 17h até dia 31 de maio.

O público-alvo da campanha é composto por: crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, professores, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente de idade (a vacinação deste grupo deve ser realizada mediante a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação).

A vacina produzida para 2019 protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde: H1N1, H3N2 e vírus influenza B. A imunização contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos.

Neste ano, até 23 de março, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no Brasil é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos.

Fernandópolis tem 24.246 pessoas que devem receber a dose da vacina; a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que ao menos 90% delas procurem os postos entre 10 de abril e 31 de maio.

últimas