EDITORIAL

Uma organização

Uma organização

Artigo

Artigo

Publicada há 4 anos

A competitividade do mercado é um desafio a ser superado constantemente pelas empresas. Engana-se quem acha que as maiores são as de mais sucesso. O processo de crescimento engloba investimentos não só em estrutura e inovações, mas no treinamento de pessoas. Não bastam ter os melhores recursos, as ferramentas mais modernas e uma estrutura impecável se, internamente, os colaboradores não estão em sintonia e nem acompanham essa evolução.

Apesar de a tecnologia estar avançando em altíssima velocidade, o que sustenta as empresas são as pessoas. São elas que estão por trás de todos os processos e em contato direto com o público, tomando as melhores escolhas e decisões. E, quando atuam em equipe, o desenvolvimento das atividades se torna muito mais simples e o comprometimento com o trabalho é garantido.

É claro que os novos recursos e softwares cada vez mais modernos, com diferentes funções e que proporcionam facilidades para o usuário, instigam as empresas. Redução de custo, principalmente com papelaria, desburocratização de processos, maior segurança e possibilidade de expansão são alguns benefícios gerados pela implantação de uma nova ferramenta. Mas o investimento vai além.

Acostumados a utilizar inúmeras planilhas e arquivos para organizar a gestão da empresa, em um primeiro momento, a mudança para um sistema automatizado e tecnológico pode gerar conflito e queda no desempenho dos colaboradores. Como? Por falta de capacitação e de preparo para operar um novo sistema.

Esse despreparo de funcionários reflete em seu próprio desempenho e, consequentemente, nos resultados da empresa. Pensando de um modo geral, a capacitação dos colaboradores gera benefício mútuo: para os próprios funcionários, que se sentem mais motivados para exercer suas funções e conseguem atingir as metas estabelecidas, e para as empresas, que conseguem potencializar os resultados, agradar e fidelizar os clientes e se tornam reconhecidas pela excelência no trabalho

Uma organização que se mostra preocupada com desenvolvimento de seus colaboradores, que propicia um ambiente favorável à discussão e troca de informações e que estimula o crescimento profissional e pessoal dos funcionários consegue o tão esperado sucesso.

Presenciais ou onlines, com especialistas renomados ou com um gestor da própria empresa, os treinamentos e capacitações nunca deixarão de ser grandes investimentos no meio corporativo. Uma equipe bem treinada eleva o número de inovações na empresa, e não só em questões tecnológicas, mas em ideias e melhorias que venham a desenvolver e ajudar no crescimento da organização como um todo.

últimas