EDITORIAL

O preço

O preço

Artigo

Artigo

Publicada há 4 anos

O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. Isso porque ao perder sua liberdade natural, o homem busca ganhar a liberdade civil firmando, ainda que tacitamente, um contrato social. Nesse contrato, ao mesmo tempo, o povo é agente ativo e passivo, ou seja, é parte do processo de elaboração das normas e do seu cumprimento, pois compreende que obedecer às leis que escreve para si mesmo é um ato de liberdade, isso enquanto um pacto pautado na alienação da vontade particular como condição de igualdade entre todos.

Quer parecer evidente que o estabelecimento desse pacto enfrentou, enfrenta e enfrentará dificuldades para ser fixado, mas que sempre, em qualquer situação, deve ser orientado por valores que foram e são fundamentais para a estabilidade da sociedade.

A filosofia trata dessa questão ao discutir o conjunto de valores, individuais e coletivos, considerados universalmente como norteadores das relações sociais e da conduta humana. Como tais valores fornecem o alicerce oculto dos conhecimentos, adquiri-se consciência do certo e do errado a partir da estruturação do mundo moral no íntimo do ser, ou seja, a partir daquilo que estiver fixado na sua consciência, alimentado por ideias e desejos.

No aspecto psicológico, os valores designam o traço de personalidade caracterizado pela tendência que o ser julga determinados objetivos ou ações.

Ocorre que a modificação ou o rompimento do contrato social não pode implicar na quebra e inversão dos valores basilares da sociedade e, em decorrência, gerar fatores de desestabilização e uma grave crise ética.

Aparentemente a sociedade moderna vive e convive com esse paradoxo, talvez pelo evidente afrouxamento dos laços familiares, que forjam a socialização primária com regras e valores básicos importantes para o convívio social.

Com apreensão percebemos que parte da sociedade moderna tem se distanciado dos valores espirituais, deixando se envolver e tentando impor uma realidade meramente materialista. Ora, se dentro do princípio de liberdade, a qual não é absoluta, pois o direito do próximo deve ser respeitado, inclusive para que se busque o constante convívio harmônico, sem intolerância ou discriminação, inimaginável admitir que a quebra de paradigmas, que afetam o contrato social estabelecido, seja imposta.

Dessa maneira, neste momento histórico da humanidade e como artífices da construção de uma sociedade mais equilibrada, os valores da sociedade humana, construídos e sedimentados a partir de um passado coletivo, não devem ser menosprezados, mas examinados sob a ótica do bom senso e respeito, de modo que seja possível reconhecer qual o nosso papel enquanto indivíduo na sociedade, na família e dentro de nós mesmos.

últimas