POLÍTICA

Aprovação do governo Nilson é três vezes maior que reprovação

Aprovação do governo Nilson é três vezes maior que reprovação

53% aprovam a administração municipal de Nilson Caffer frente a Prefeitura de Guarani D´Oeste, enquanto que 16% reprovam; recandidatura teria apoio de 40% e rejeição de 30%

53% aprovam a administração municipal de Nilson Caffer frente a Prefeitura de Guarani D´Oeste, enquanto que 16% reprovam; recandidatura teria apoio de 40% e rejeição de 30%

Publicada há 4 anos

A administração municipal de Guarani D´Oeste, conduzida pelo prefeito Nilson Caffer-PTB e pelo vice-prefeito João Mendonça-PSB é bem avaliada por fatia significativa da população local. A assertiva deriva de pesquisa de opinião pública realizada no município no dia 07, mediante a oitiva de 213 eleitores subdivididos, proporcionalmente, em 4 setores. 53% dos entrevistados aprovam a atual gestão municipal, classificando-a como “boa” ou “ótima”; no polo oposto, 16% rejeitam-na, adjetivando como “péssima” ou “ruim”. Outros 25% afirmaram ser “regular”. A taxa de aprovação de Nilson Caffer é cerca de três vezes superior à da reprovação.

REELEIÇÃO

Como está no exercício do primeiro mandato e, por consequência, pode disputar a reeleição no pleito de outubro do próximo ano, também indagamos os eleitores a esse respeito.  Nesse quesito o índice dos que declararam que votariam em Nilson numa eventual tentativa de recondução atingiu 40%. Por outro lado, 30% declararam que não escolheriam seu nome. 19% dos entrevistados declararam que “talvez”. Neste índice certamente estão aqueles que aguardam as ações públicas do restante do atual mandato para, após, decidirem-se.

TRANSFERIBILIDADE

Outro quesito submetido à avaliação popular foi com o objetivo de auferir o índice de transferência de votos do atual prefeito, caso ele opte por apoiar outro nome e desista da tentativa de reeleição. Nesse quesito o maior índice foi daqueles que afirmaram que “talvez” votariam no nome indicado pelo atual prefeito: 42%. Outros 16% dos entrevistados afirmaram que seguiriam a indicação do alcaide e 29% disseram que “não” votariam num candidato por ele indicado. 

Atuação do Legislativo Municipal mostram intensa divisão de opiniões, embora desempenho seja um dos melhores da região

LEGISLATIVO

Quanto a avaliação dos populares para a atuação dos vereadores da atual gestão há um equilíbrio dentre as opiniões, embora a Câmara local ainda seja das melhores avaliadas dentre as já pesquisadas na região. 33% qualificam a atuação como “boa” ou “ótima”, aprovando-a; do outro lado, 32% afirmaram ser “ruim” ou “péssima”. Outros 32% consideram-na como “regular”.

SETORES MUNICIPAIS

Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores do município quanto a diversos setores/secretarias que compõem a administração municipal de Guarani D´Oeste. O mais bem avaliado é o setor de Transporte Escolar com 56% de notas 9 ou 10, seguindo pela Saúde com 53% e Educação com 47%. Por outro lado, disparado, o setor de Esportes foi o mais reprovado com 30% de notas 0 a 2. No encalço está Obras Públicas com 29% e Assistência Social com 9%. Confiram nos gráficos abaixo, os dados completos.

últimas