POLÍTICA

Gestão Baruci tem aprovação de 45%; 39% apoiam reeleição e 38% são contra

Gestão Baruci tem aprovação de 45%; 39% apoiam reeleição e 38% são contra

Governo municipal de Duas Pontes tem o dobro de índice de aprovação frente ao de rejeição; taxa de apoio à reeleição mostra subdivisão: 39% votariam no atual prefeito e outros 38% não

Governo municipal de Duas Pontes tem o dobro de índice de aprovação frente ao de rejeição; taxa de apoio à reeleição mostra subdivisão: 39% votariam no atual prefeito e outros 38% não

Publicada há 4 anos

A aprovação por parte da população de São João das Duas Pontes para o atual governo municipal capitaneado pelo prefeito José Baruci-PR e vice-prefeito João Maria Fernandes-MDB, e uma subdivisão intensa na projeção de futura disputa eleitoral. Eis o cenário apontado em pesquisa de opinião pública realizada no município no último dia 14, mediante a oitiva de 186 eleitores divididos, proporcionalmente, em 4 setores. Pelos dados resultantes, a atual administração municipal tem a aprovação de 45% dos entrevistados que a qualificam como “ótima” ou “boa”. No lado oposto estão 21% que a adjetivam como “ruim” ou “péssima”. Outros 29% classificam como “regular”. 

REELEIÇÃO

Como está no exercício do primeiro mandato e, por consequência, pode disputar a reeleição no pleito de outubro do próximo ano, também indagamos os eleitores a esse respeito.  Nesse quesito o índice dos que declararam que votariam em Baruci numa eventual tentativa de recondução atingiu 39%. Por outro lado, 38% declararam que não escolheriam seu nome. 13% afirmaram que “talvez”. Certamente aqui estão aglutinados aqueles que aguardam os resultados do restante de seu atual mandato para definirem-se.

TRANSFERIBILIDADE

Outro quesito submetido à avaliação popular foi com o objetivo de auferir o índice de transferência de votos do atual prefeito, caso ele opte por apoiar outro nome e desista da tentativa de reeleição. 20% dos eleitores afirmaram que votariam num nome indicado pelo prefeito; 32% cravaram, incondicionalmente, que “não” e 37% disseram que “talvez”. Aqui se agrupam aqueles que esperam o nome escolhido para, posteriormente, decidirem.

LEGISLATIVO

Pelos lados da Câmara Municipal de São João das Duas Pontes, a maioria da população classificou a atuação dos atuais vereadores como “regular”. Essa foi a opção escolhida por 40% dos respondentes. 30% afirmaram ser “ótima” ou “boa” e outros 25% disseram ser “ruim” ou “péssima”.

SETORES MUNICIPAIS

Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores do município quanto a diversos setores/secretarias que compõem a administração de São João das Duas Pontes. O mais bem avaliado, disparado, é o setor de Transporte Escolar com 52% de notas 9 ou 10 atribuídas pelos respondentes, seguindo pela Saúde com 24% e Educação e Assistência Social com 19%. Por outro lado, disparado, o setor de Obras públicas foi o mais reprovado com 21% de notas 0 a 2. No encalço está Esportes com 9%. Confiram, nos gráficos abaixo, os dados completos.

últimas