SAÚDE

Médico surpreende casal surdo ao usar Libras em atendimento de emergência

Médico surpreende casal surdo ao usar Libras em atendimento de emergência

'Foi incrível ver nos olhos deles o brilho ao saber que o médico do lado de cá estava literalmente entendendo a sua dor', disse Dr. Fred Nicácio após atendimento pelo SUS em Italva, no RJ.

'Foi incrível ver nos olhos deles o brilho ao saber que o médico do lado de cá estava literalmente entendendo a sua dor', disse Dr. Fred Nicácio após atendimento pelo SUS em Italva, no RJ.

Publicada há 4 anos

Imagine chegar à emergência de um hospital com fortes dores e não conseguir passar para o médico o que está sentindo? O casal Patrick Elias e Raquel Talon, que são surdos e não aprenderam a falar, faz parte dos mais de 9,7 milhões de pessoas que têm deficiência auditiva no Brasil, segundo o IBGE.

Mas ao procurar a emergência de uma unidade do SUS em Italva, no Noroeste do Rio de Janeiro, no último domingo (28), o auxiliar de serviços gerais, de 40 anos, e a artesã, de 27, foram surpreendidos pela atitude do médico, que começou a se comunicar em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

"Não acreditei quando vi o médico falando em Libras com a gente, fiquei muito feliz", disse Patrick, que era, no caso, o paciente.


Casal de surdos, Patrick e Raquel, teve atendimento especial por médico que sabia usar a Libras em Italva, no RJ — Foto: Rilva Oliveira/Arquivo pessoal


Casal de surdos, Patrick e Raquel, teve atendimento especial por médico que sabia usar a Libras em Italva, no RJ — Foto: Rilva Oliveira/Arquivo pessoal

Se para o casal foi a primeira experiência, para Dr. Fred Nicácio, foi a terceira. Ele contou à reportagem que não é fluente em Libras, mas consegue se comunicar e entender os sintomas do paciente.

"Eu consigo entender o que eu preciso para medicar, saber mais sobre a doença e sobre os sintomas deles. Parece que não vai sair, que você não sabe nada, mas na hora sai", disse o médico.

Nicácio contou ainda que logo que o casal entrou, Raquel já assumiu a comunicação informando que eram surdos. Ele respondeu prontamente com os sinais.

'Boa tarde! Tudo bem! Sentem-se!'

"Foi muito bonita a reação deles. Ver aquele brilho no olhar de que, realmente, tem alguém ali entendendo a sua dor, literalmente. Tem alguém que consegue te compreender. Muito maneiro!", lembra o médico.

Raquel já nasceu com a deficiência auditiva e, apesar de também não ser fluente em Libras, concluiu o ensino médio e desenvolveu a escrita. Já Patrick, perdeu a audição aos 7 anos devido à uma meningite, depois não conseguiu mais desenvolver a habilidade da fala. Ele estudou até a 4ª série do antigo ensino fundamental mas não conseguiu se alfabetizar, por isso, precisou da ajuda da mulher durante o atendimento médico.

"Gostei muito e não estava esperando. Fiquei muito surpresa e feliz com o atendimento prestado a nós dois", conta Raquel.

Dr. Fred explica que a Língua Brasileira de Sinais é uma matéria eletiva disponibilizada por algumas faculdades, mas, para ele, deveria ser obrigatória.

"É de suma importância que os médicos saibam pelo menos o básico de Libras. Eu já tive experiência na adolescência, então, para mim, foi algo mais fácil. Mas existia na minha faculdade a matéria eletiva, e pouquíssimos alunos faziam. Pelos menos na área de saúde, deveria ser de ensino obrigatório, como na fisioterapia, odonto e enfermagem. Não sei se Libras é disponível em todas as faculdades, mas, na minha, pra minha sorte, tinha", explica.

Com mais essa experiência, Dr. Fred disse que vai continuar se aprimorando em Libras.

"Eu acho que outros vão me procurar, pois agora todo mundo tá sabendo. Vou ter que me preparar um pouco melhor", brinca, mas falando sério, pois, para ele, conseguir compreender o outro é um gesto de amor. E dessa disciplina, Dr. Fred entende bem.


"Uma amiga me disse que eu sou fluente na linguagem do amor, e que isso é universal. Foi tão gostoso de ouvir, pois fazendo as coisas com amor, elas acontecem. Pode não sair perfeito, mas sai da melhor maneira possível", disse o médico, que também postou o encontro inclusivo nas redes sociais. No Instagram, a postagem já tem mais de 61 mil visualizações.

Fonte: G1


últimas