MUNICÍPIOS

FPM cresceu 9,9% nos quatro primeiros meses do ano

FPM cresceu 9,9% nos quatro primeiros meses do ano

Fundo de Participação dos Municípios-FPM consistiu a principal fonte de receitas da maioria dos municípios da região; IPVA e IPTU turbinaram os meses

Fundo de Participação dos Municípios-FPM consistiu a principal fonte de receitas da maioria dos municípios da região; IPVA e IPTU turbinaram os meses

Publicada há 4 anos


Da redação

O último repasse do Fundo de Participação dos Municípios-FPM referente ao 3º decêndio de abril foi no valor de R$ 2,4 bilhões. O repasse, que já leva em consideração o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), foi disponibilizado na conta dos Municípios na terça-feira, 30. Dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) apontam que esse decêndio ao ser comparado com mesmo do ano anterior, apresentou queda de 0,29% em termos nominais (valores sem considerar os efeitos da inflação). O acumulado do mês, em relação ao mesmo período do ano anterior, teve crescimento de 5,48%. Agora, quando o valor do repasse é deflacionado, levando-se em conta a inflação do período, comparado ao mesmo período do ano anterior, a queda é de 4,44%. Assim, o mês fechou em crescimento de 1,09%, comparado ao mesmo período de 2018, quando corrigido pela inflação do período.

ACUMULADO NO ANO

Com relação ao acumulado do ano, verifica-se que o valor total do Fundo vem apresentando crescimento positivo. O total repassado aos Municípios no período de janeiro até o 3º decêndio de abril de 2019 apresenta crescimento de 9,90% em termos nominais (sem considerar os efeitos da inflação) em relação ao mesmo período de 2018. Já ao considerar o comportamento da inflação, observa-se que o FPM acumulado em 2019 teve crescimento de 5,58% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A esses valores devem acrescer-se as arrecadações provenientes do IPVA e IPTU, que entrou nos cofres da maioria dos municípios da região.

últimas