SAÚDE

Unidades de saúde abrem para vacinação neste sábado, 04

Unidades de saúde abrem para vacinação neste sábado, 04

Objetivo é atingir público-alvo da campanha contra a Influenza

Objetivo é atingir público-alvo da campanha contra a Influenza

Publicada há 2 semanas


SECOM

As unidades de saúde de Fernandópolis e Brasitânia vão funcionar neste sábado, 04 de maio, das 8 às 17h, para o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe). Até o momento, o município já imunizou 7.500 pessoas, o que corresponde a 32,64% do público-alvo.

A campanha começou no último dia 10 e segue até 31 de maio em todo o país. A vacina produzida para 2019 protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde: H1N1, H3N2 e vírus influenza B. A imunização contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos.

Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais (com prescição médica); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A doença

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

Até o final de março, antes do lançamento da campanha, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos.

últimas