POLÍTICA

42% aprovam governo Barão, 28% o Legislativo e 34% a reeleição

42% aprovam governo Barão, 28% o Legislativo e 34% a reeleição

Dados mostram aprovação administrativa na casa dos 42%, com intensa divisão quanto à reeleição: 34% apoiariam tentativa de Barão Lopes, enquanto que 31% seriam contra

Dados mostram aprovação administrativa na casa dos 42%, com intensa divisão quanto à reeleição: 34% apoiariam tentativa de Barão Lopes, enquanto que 31% seriam contra

Publicada há 4 anos

Uma intensa subdivisão dos eleitores de Estrela D´Oeste quando indagados a respeito das possibilidades de “reeleição” do atual prefeito Barão Lopes e um índice de aprovação administrativa 1,7 vezes maior que o de reprovação. Eis alguns derivativos de pesquisa de opinião pública realizada no município no último dia 14, mediante a oitiva de 238 eleitores, subdivididos, proporcionalmente, em sete setores. O atual governo municipal (detalhe: que assumiu em janeiro de 2018) tem a aprovação de 42% dos eleitores que o avaliam como “bom” ou “ótimo”. 31% afirmaram ser regular e outros 24% classificam como “ruim” ou “péssimo”. 

REELEIÇÃO

Como está no exercício do primeiro mandato e, por consequência, pode disputar a reeleição no pleito de outubro do próximo ano, também indagamos os eleitores a esse respeito. Nesse quesito o índice dos que declararam que votariam em Barão Lopes numa eventual tentativa de recondução atingiu 34%. Por outro lado, 31% declararam que não escolheriam seu nome. 26% dos entrevistados declararam que “talvez”. Neste índice certamente estão aqueles que aguardam as ações públicas do restante do atual mandato para, após, se decidirem.

TRANSFERIBILIDADE

Outro quesito submetido à avaliação popular foi com o objetivo de auferir o índice de transferência de votos do atual prefeito, caso ele opte por apoiar outro nome e desista da tentativa de reeleição. Nesse quesito o maior índice foi daqueles que afirmaram que “talvez” votariam no nome indicado pelo atual prefeito: 44%. Outros 16% dos entrevistados afirmaram que seguiriam a indicação do alcaide e 31% disseram que “não” votariam num candidato por ele indicado. 

LEGISLATIVO

Quanto a avaliação dos populares para a atuação dos vereadores da atual gestão, a maioria absoluta enquadra-o como “regular”. Escolheram essa opção 44% dos respondentes. Aprovando-a estão 28% que a qualifica como “ótima” ou “boa”, enquanto que, por outro lado, 21% reprovam-no, dizendo ser “ruim” ou “péssimo”. 

SETORES MUNICIPAIS

Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores do município quanto a diversos setores/secretarias que compõem a administração municipal de Estrela D´Oeste. Aqui fica perceptível que o maior problema administrativo, na avaliação dos eleitores, está no setor de Obras Públicas com 13% de notas 0 a 2. O segundo pior avaliado - Estradas Rurais - tem 4% dessas avaliações e o terceiro - Esporte - 3%. Os melhores são Transporte Escolar com 50% de notas 9 ou 10, seguindo por Assistência Social com 41% e Saúde com 40%. Confiram todos os dados nos gráficos abaixo.

últimas