POLÍTICA

46% aprovam gestão Livia Oliveira, 34% a Câmara e 44% a reeleição

46% aprovam gestão Livia Oliveira, 34% a Câmara e 44% a reeleição

Atual governo municipal de Ouroeste tem o respaldo de 46% da população que o qualifica como ótimo ou bom; possibilidade de recandidatura divide opiniões: 44% são favoráveis e 43% contrários

Atual governo municipal de Ouroeste tem o respaldo de 46% da população que o qualifica como ótimo ou bom; possibilidade de recandidatura divide opiniões: 44% são favoráveis e 43% contrários

Publicada há 4 anos

O governo municipal da prefeita Livia Oliveira-PSB e do vice-prefeito Nelcides de Oliveira Rodrigues-PSB tem o respaldo de 46% dos eleitores. O dado é fruto de pesquisa de opinião pública realizada no município no último domingo, 28, mediante a oitiva de 396 eleitores, subdivididos em quatro setores na sede e mais um no distrito de Arabá. O índice de aprovação administrativa de 46% provém daqueles entrevistados que qualificaram a atual gestão como “ótima” ou “boa”. No outro extremo, 22% reprovam a administração qualificando-a como “ruim” ou “péssima”, enquanto que 28% disseram ser “regular”.

REELEIÇÃO

Neste quesito surge uma divisão acentuada de opiniões. Como está no exercício do primeiro mandato e, por consequência, pode disputar a reeleição no pleito de outubro do próximo ano, também indagamos os eleitores a esse respeito. Nesse quesito o índice dos que declararam que votariam em Livia numa eventual tentativa de recondução atingiu 44%. Por outro lado, 43% declararam que não escolheriam seu nome. 9% afirmaram que “talvez”. Certamente aqui estão aglutinados aqueles que aguardam os resultados do restante de seu atual mandato para, após, se definirem.

TRANSFERIBILIDADE

Outro quesito submetido à avaliação popular foi com o objetivo de auferir o índice de transferência de votos da atual prefeita, caso ele opte por apoiar outro nome e desista da tentativa de reeleição. 18% dos eleitores afirmaram que votariam num nome indicado pela prefeita; 37% cravaram, incondicionalmente, que “não” e 40% disseram que “talvez”. Aqui se agrupam aqueles que esperam o nome escolhido para, posteriormente, decidirem-se.

LEGISLATIVO

Pelos lados da Câmara Municipal de Ouroeste registra-se nova subdivisão de opiniões dos eleitores. Com 34% de aprovação (advinda dos votos em “bom” e “ótimo”), é um dos melhores avaliados na região. Porém, a mesma quantidade - 34% - refutam os trabalhos, avaliando-os como “ruins” ou “péssimos”. 28% consideram “regulares”.

SETORES MUNICIPAIS

Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores quanto a diversos setores/secretarias que compõem a administração. O mais bem avaliado, disparado, é o setor de Transporte Escolar com 50% de notas 9 ou 10 atribuídas pelos respondentes, seguindo pela Saúde com 36% e Assistência Social com 30%. Por outro lado, disparado, o setor de Obras Públicas foi o mais reprovado com 17% de notas 0 a 2. No encalço está Esportes com 9%. Confiram, nos gráficos abaixo, os dados completos.

últimas