LEVANTAMENTO

Endividamento das famílias registra quarta alta consecutiva, diz CNC

Endividamento das famílias registra quarta alta consecutiva, diz CNC

No mês passado, o percentual de famílias brasileiras endividadas alcançou 62,7%

No mês passado, o percentual de famílias brasileiras endividadas alcançou 62,7%

Publicada há 4 anos


Da Redação

O endividamento das famílias registrou a quarta alta consecutiva em abril, de acordo com um levantamento divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta terça-feira, 7.

No mês passado, o percentual de famílias brasileiras endividadas alcançou 62,7%, um aumento de 0,3 ponto percentual em relação a março. Na comparação com abril do ano passado, o crescimento apurado foi de 2,5 pontos percentuais.

A pesquisa também apurou que 9,5% das famílias declararam em abril não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso. Em março, eram 9,4%. No mesmo período do ano passado, esse índice foi de 10,3%.

No recorte por faixas de renda, o comportamento do endividamento das famílias apresentou tendências distintas. Entre os que ganham até 10 salários mínimos, o percentual daquelas com dívidas alcançou 63,9% em abril, superior aos 63,5% observados em março de 2019.

Para as famílias com ganhos acima de dez salários, o percentual de famílias endividadas diminuiu, entre março de 2019 e abril de 2019, de 58,3% para 57,5%. Em abril de 2018, o percentual de famílias com dívidas nesse grupo de renda era de 52,2%.

TIPOS DE DÍVIDA

A CNC apurou que respondeu foi apontado por 77,6% dos entrevistados como a principal dívida. Na sequência, apareceram os carnês (15,3%), e financiamento de carro (10%).

últimas