ESPORTES

Doria rebate Bolsonaro e afirma que Fórmula 1 fica em São Paulo

Doria rebate Bolsonaro e afirma que Fórmula 1 fica em São Paulo

Presidente anunciou GP no Rio de Janeiro a partir de 2020, mas Prefeitura de SP tem contrato com a F1 até 2020

Presidente anunciou GP no Rio de Janeiro a partir de 2020, mas Prefeitura de SP tem contrato com a F1 até 2020

Publicada há 4 anos

Após reunir-se com o Prefeito Bruno Covas, na manhã desta sexta-feira (10), o Governador João Doria reforçou, em coletiva, que o GP Brasil de F1 continua em São Paulo até 2020, quando vence o contrato firmado entre os detentores do evento e a prefeitura da capital. Está agendada para junho uma reunião entre o prefeito Bruno Covas e os organizadores da F1 para discutir os termos para renovação contratual. 

"Quero deixar bastante claro que o GP de Fórmula 1 está em São Paulo e continuará em São Paulo. Temos contrato com os promotores da F1 até 2020, e há multas pesadíssimas se qualquer uma das partes romper com esse acordo", explicou o governador (foto arquivo). 

Doria disse que respeita o desejo legítimo do Rio de Janeiro de querer levar o GP Brasil para a cidade, mas lembrou que São Paulo está mais estruturada para atender às necessidades do turistas que desembarcam na capital. 

"Adoro o Rio, morei no Rio, tenho uma boa relação com o prefeito e o governador do Rio, mas vamos lutar para manter a F1 em São Paulo. Interlagos está entre os cinco melhores circuitos do mundo. Nossa rede hoteleira está estruturada. Outro aspecto é de ordem econômica, conseguimos garantir o volume e preço médio que sustenta os lucros da F1. Somente no ano passado, 150 mil pessoas assistiram ao GP Brasil", detalhou o Governador.

O Grande Prêmio do Brasil é realizado em São Paulo de forma ininterrupta desde 1990, no Autódromo José Carlos Pace.  Apenas no GP disputado em  2018, o circuito de Interlagos, como é conhecido, recebeu 150.307 mil expectadores, um incremento de 6,4% em relação ao ano anterior.

Por seu traçado desafiador, o circuito de Interlagos é considerado um dos cinco melhores do mundo e, por isso, é um dos mais elogiados pelos pilotos. O pentacampeão Lewis Hamilton, da Mercedes, diz que Interlagos é seu "calcanhar de Aquiles". Para o holandês Max Verstappen, da Red Bull, "o desenho especial com algumas elevações de altura e o no sentido anti-horário do traçado adicionam mais diversão e desafio à corrida". 

O prefeito Bruno Covas falou sobre o impacto econômico que o evento traz para a cidade de São Paulo. "A F1 movimentou R$ 334 milhões em 2018, 20% a mais que em 2017. Isso gerou 10 mil empregos diretos e indiretos para São Paulo. Portanto, vamos defender São Paulo", comentou o Prefeito.

Covas também lembrou que, nesta quarta-feira (8), a Prefeitura de São Paulo enviou para a Câmara Municipal um projeto de lei em regime de urgência para a concessão do Autódromo de Interlagos.

CONTRARIANDO BOLSONARO

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou, na quarta-feira, 08, que o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 ocorrerá no Rio de Janeiro em 2020. Ele assinou um termo de cooperação com o governo do estado e a prefeitura da capital fluminense para as obras de um autódromo em Deodoro, que deverá ter capacidade para receber um público de 130 mil pessoas.

Bolsonaro anuncia a mudança do local do GP do Brasil. Foto: Agência Brasil

A mudança encerraria um ciclo de 30 anos seguidos em que o Grande Prêmio do Brasil ocorre no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo, popularmente conhecido como Autódromo de Interlagos. “São Paulo, como havia participação pública e uma dívida enorme, tornou-se inviável a permanência da Fórmula 1 lá. Então, vieram para o Rio de Janeiro e a construção será concluída em 6 ou 7 meses após o início das obras”, disse Bolsonaro.


últimas