ECONOMIA

Pedidos de recurso e revisão do INSS passam a ser feitos por internet

Pedidos de recurso e revisão do INSS passam a ser feitos por internet

Além do aplicativo, os segurados também poderão buscar esses serviços pelo telefone 135.

Além do aplicativo, os segurados também poderão buscar esses serviços pelo telefone 135.

Publicada há 4 anos


O Ministério da Economia informou que, a partir desta segunda-feira (13), os serviços de revisão, recursos e cópia de processos serão realizados somente pelo portal "Meu INSS", pelo aplicativo com o mesmo nome ou por meio do telefone 135.

  • Revisão: é quando o segurado não concorda com o valor do benefício;
  • recurso: é quando não concorda com a decisão do INSS em relação ao pedido.

Ao pedir um desses serviços, o segurado será atendido totalmente à distância, sem precisar, como antes, ir à agência para levar documentos e formalizar o pedido. "Ele só vai ao INSS se necessário", acrescentou o Ministério da Economia.

De acordo com o governo, estes serviços representam uma média de mais de 70 mil atendimentos presenciais por mês.

"Agora, poderão ser realizados sem sair de casa, o que proporcionará mais conforto e economia ao cidadão que não precisará se deslocar até uma agência – inclusive em outras cidades – para acessar os serviços", acrescentou o Ministério da Economia.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O governo informou que a mudança nos serviços representa um dos primeiros resultados do projeto de Transformação Digital pelo qual o INSS está passando e que consiste na ampliação da oferta de serviços digitais para a melhoria do atendimento público.

"Essas entregas apenas foram possíveis em razão de uma inédita parceria institucional entre INSS, Dataprev, Secretaria de Governo Digital e Secretaria Especial de Modernização do Estado da Presidência, em que juntos, a partir de uma sinergia que beneficiará especialmente o cidadão brasileiro, promoverão a transformação digital do INSS e de todo Governo Federal", afirmou o presidente do INSS, Renato Vieira.

MEU INSS

O governo lembrou que, no portal "Meu INSS", é possível que os segurados acessem vários serviços além de atualizar dados tais como endereço e telefone.

A senha inicial para acesso ao Meu INSS pode ser obtida no próprio site/app, ou por meio do Internet Banking da rede credenciada (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi). O telefone para tirar dúvidas é o 135.

Para acessar os serviços de cópia de processo, revisão e recurso pelo Meu INSS, o governo informou que o segurado tem que ir em "Agendamentos/Requerimentos", escolher o requerimento ou clicar em "novo requerimento", atualizar os dados caso seja pedido e, logo em seguida, escolher a opção "Recurso e Revisão" ou "Processos e Documentos", se o que se busca é uma cópia de processo.

Fonte: G1

últimas