PARCERIA

CMDCA e Núcleo Espírita ‘Dr. Adolfo Bezerra de Menezes’ iniciam Projeto de Proteção e Defesa de Direitos

CMDCA e Núcleo Espírita ‘Dr. Adolfo Bezerra de Menezes’ iniciam Projeto de Proteção e Defesa de Direitos

O objetivo é a realização de ações que propiciem a participação e a expressão livre de crianças e adolescentes

O objetivo é a realização de ações que propiciem a participação e a expressão livre de crianças e adolescentes

Publicada há 4 anos


SECOM

O Núcleo Espírita ‘Dr. Adolfo Bezerra de Menezes’, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA iniciou, no último mês de abril, a execução do Projeto de Proteção e Defesa de Direitos.

O objetivo é a realização de ações que propiciem a participação organizada e a expressão livre de crianças e adolescentes, em especial sobre os assuntos a eles relacionados. Para tanto, foi criado, após votação entre os usuários o “Grêmio Infantil e Juvenil” com a composição de quatro membros, que, sob a orientação de um assistente social realizam intermediações das reivindicações para melhorias, planejamento de passeios e demais atividades.

“Esta parceria com o CMDCA tem sido de grande importância para as crianças e adolescentes que atendemos no Núcleo, por incentivar a autonomia e ampliar os conhecimentos para aperfeiçoamento das próprias potencialidades. Sem contar o prazer imenso que tem sido acompanhar o empenho e interesse do atual Grêmio Infantil e Juvenil para proporcionar melhorias, pois isso é algo novo no dia-dia dessa instituição”, destacou a coordenadora da entidade, Luana Rilko.

De acordo com Vanessa Gianini, presidente do CMDCA, “para reconhecer as crianças e adolescentes como atores sociais, tanto em suas vidas como na escala social é preciso que as reconheçamos como pessoas com direitos e indivíduos com critérios, capacidades e valores próprios, além do seu próprio processo de crescimento e desenvolvimento pessoal e social.” 

“Projetos como esse promovem o envolvimento, protagonismo e empoderamento desses jovens em atividades voltadas à prevenção de violências, participação democrática, conhecimento da realidade local e à promoção da convivência familiar e comunitária”, destaca o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Gustavo Pinato.

últimas