FATO

Para ‘historiador’, 22 de Maio não é a data de aniversário do município

Para ‘historiador’, 22 de Maio não é a data de aniversário do município

Em 18 de Outubro de 1943, Fernando Costa proclamava oficialmente a união das Vilas Pereira e Brasilândia, dando origem ao município, afirma Jesiel Macedo

Em 18 de Outubro de 1943, Fernando Costa proclamava oficialmente a união das Vilas Pereira e Brasilândia, dando origem ao município, afirma Jesiel Macedo

Publicada há 4 anos


Da Redação

Fernandópolis tem 75 anos de fundação e não 80, como comemoraremos no próximo dia 22 e completará 76 no próximo dia 18 de Outubro.

Sem querer polemizar, mas sim agregar conhecimentos e informações de relevância histórica para o município, a afirmativa provém de estudos feitos por Jesiel Bruzadelli de Macedo, publicada em outubro passado e que foi objeto de reportagem especial neste diário. Na ocasião, entrevistado pela repórter Livia Caldeira, ele arrolou os motivos que o levaram a essa conclusão. Confiram:

Por mais de sete décadas considerou-se, erroneamente, como data oficial da fundação de Fernandópolis o dia 22 de maio de 1939.  A verdade, desconhecida até então, é que a cidade nasceu há exatamente 75 anos, em 18 de outubro de 1943. Jesiel Bruzadelli Macedo, conhecido e respeitado por todo seu conhecimento histórico sobre o município, vemdedicando parte do seu tempo em estudos que comprovam tal afirmação. "É um árduo trabalho de pesquisa que venho fazendo. Fui a São Paulo, explorei os acervos dos jornais Folha de S. Paulo e Estadão, fiz contato com museus, conversei com pessoas do Rio de Janeiro e Brasília. É um trabalho complexo e hoje tenho um material rico e único em minhas mãos".



"A data de nascimento da cidade é 18 de Outubro de 1943 e hoje (18 de outubro de 2018) estamos comemorando 75 anos", reitera. Em entrevista exclusiva, Jesiel traz um sucinto relato histórico sobre a união das vilas Pereira e Brasilândia e detalhes que poucos conhecem sobre a história de Fernandópolis.

O Extra.net: Quando e em qual ocasião se deu, de fato, o nascimento de Fernandópolis no seu entender?

JESIEL: Há exatamente 75 anos, em 18 de outubro de 1943, no chamado "Sertão de Rio Preto", quando se proclamava, oficialmente, o "nascimento" da Cidade de Fernandópolis, resultante da União das Vilas Brasilândia e Pereira, as quais, até então, viviam em constantes atritos.

O Extra.net: Quais fatores ocasionaram os atritos entre as duas vilas?

JESIEL: As duas Vilas (Pereira e Brasilândia) tinham características muito diferentes. Uma foi fundada por um baiano e a outra por um italiano. É muito interessante e bonita a nossa formação. Temos um português com ascendência negra, vindo da Bahia (Joaquim Antônio Pereira) e um europeu italiano (Carlos Barozzi). Devido ao crescimento e à proximidade das sedes das Vilas, cercadois quilômetros, intensificavam-se pequenos "atritos", gerados pela disputa verbal - e até "corporal" - entre seus moradores sobre qual era/seria a maior, a melhor, etc. O contínuo crescimento das Vilas, ampliando a proximidade e movimentação entre elas, acentuava os "choques" e a disputa pela liderança microrregional.

O Extra.net: Como aconteceu a intervenção de Fernando Costa?

JESIEL: Há estudos e teses afirmando que foi Paulo Ferraz, latifundiário na região, mas morador na capital, quem contatou e pediu ao Interventor Fernando Costa que interviesse, visando uma solução oficial. E esta se deu, de forma brilhante: - Aproveitando uma visita oficial que faria, em outubro de 1943, a algumas cidades e vilas da Alta Araraquarense, com destaque às da Região de Rio Preto, o Dr. Fernando Costa chega às duas Vilas no dia 18 de outubro de 1943. Portanto, o autor da união e proclamação foi o Interventor do Estado de São Paulo, Dr. Fernando Costa, ao qual, em homenagem e gratidão, foi dado o seu nome à cidade recém-nascida. Neste período, Fernandópolis sagrou-se como a maior extensão de terras do Estado.

O Extra.net:  Como foi anunciada a sua decisão?

JESIEL: Recepcionado festivamente à meia distância entre as Vilas, ele anunciou sua decisão "Salomônica" :- Não haveria uma Vila VENCEDORA, mas, sim, uma VITÓRIA para ambas pois, através da UNIÃO, nasceria uma Cidade pacificada, fortificada pela fusão de raças e origens, e fortalecida pela fé.

O Extra.net:  Onde foi feito o anúncio da união das duas Vilas?

JESIEL: Isto ocorreu exatamente no ponto equidistante do caminho entre suas sedes, e foi testemunhada por uma multidão deslumbrada pelo ato, pessoas e ações inusitadas. A seguir, na já futura "Praça Central", foi servido a todos um almoço/churrasco, o que levou a um maior entrelaçamento cívico entre os moradores das duas Vilas, e com as ilustres autoridades. Este local situa-se, aproximadamente entre o 16º Batalhão e o Centro Social.Lá foi, também, implantado um Cruzeiro, "santificando" o ato governamental e o compromisso de paz e união entre as Vilas, perante à população das Vilas e às autoridades presentes.

O Extra.net:  Por que, então, considera-se o dia 22 de Maio como data de fundação de Fernandópolis?

JESIEL: Existe uma série de circunstâncias que explicam o motivo de Fernandópolis ter como data de aniversário o dia 22 de maio, e o porquê a Vila Pereira hoje é conhecida como sendo a única fundadora do município. Dentre tantas causas, a mais preponderante é que Barozzi, imigrante italiano, não tinha a cidadania brasileira e até agosto de 1944 ele não pôde realizar nenhum tipo de transação comercial. Mas esta é apenas uma das inúmeras causas.

O Extra.net: Quais outras datas destacam-se?

JESIEL: O dia 30 de novembro de 1944, quando houve o "registro" da cidade, que se deu através do Decreto 14.334.Já o "batizado", festivo e concorrido, se dá no dia 1º de Janeiro de 1945, ocasião em que toma posse o prefeito nomeado, Gumercindo Ferraz Frota.

últimas