OUROESTE

Ministério da Cidadania e AES Tietê apresentam o programa ‘Nau dos Mestres’

Ministério da Cidadania e AES Tietê apresentam o programa ‘Nau dos Mestres’

Iniciativa fornece material pedagógico inovador e capacita educadores de seis escolas municipais na promoção de atividades lúdicas, artísticas e científicas do Ensino Fundamental.

Iniciativa fornece material pedagógico inovador e capacita educadores de seis escolas municipais na promoção de atividades lúdicas, artísticas e científicas do Ensino Fundamental.

Publicada há 4 anos

Em 2018, dez municípios brasileiros foram contemplados com o projeto, que chega a sua 3ª edição neste ano


Assessoria de Imprensa AES Tietê

Os novos paradigmas culturais e educacionais revelam a necessidade de tornar o aprendizado em um resultado de uma relação empática e de interação intensa, ou seja, o processo deve ser significativo, divertido e motivador. Focado nas artes e nas ciências, o programa Nau dos Mestres explora diferentes formas de produção artística a partir de experimentos e criações envolvendo temas como mitos, magia, química, física, ciências naturais, sustentabilidade, despertando a curiosidade, o instinto investigativo e estimulando a criança a criar de forma lúdica e ativa. Desta forma, a AES Tietê, acreditando que é a partir da educação que se promove o desenvolvimento, leva a iniciativa ao município Ouroeste, em ação que beneficiará duas escolas e cerca de 800 alunos da rede de ensino municipal a partir de 27/5, às 17h, na EMEF Ouroeste, quando serão iniciadas as formações para educadores. O Projeto é viabilizado pela Lei federal de incentivo à cultura, a antiga Lei Rouanet.

Nestas formações, os educadores serão orientados sobre a utilização do aparato cedido pelo programa, que propõe a realização de 24 projetos experimentais baseados nas disciplinas de Ciências, Biologia, Artes, Química, Física e Matemática. Este material é disponibilizado num móvel de design que simula a Corujola - um tipo de nave descrita nos livros de apoio do projeto.

Por meio de aporte lúdico, o programa Nau dos Mestres promove atividades que sugerem o uso de habilidades socio emocionais como protagonismo, colaboração, autonomia e empatia, sempre a partir da criação de um cenário que favorece conexões interdisciplinares. Todo material da Corujola é cedido de forma definitiva às escolas contempladas pelo projeto.

O primeiro encontro de formação de professores e coordenadores pedagógicos em Ouroeste, com execução da ‘Jatobá Cultural’, contará com a presença de educadores das EMEF’s Ouroeste e José de Souza Cabral. No decorrer do ano ainda serão realizados outros dois encontros de formação, sendo o último deles programado para novembro.

Em 2018, dez municípios brasileiros foram contemplados com o projeto, que chega a sua 3ª edição neste ano.

‘NAU DOS MESTRES’

Além do conteúdo para a realização de 24 projetos/experimentos, esse laboratório móvel também é composto por um livro do professor e livros ilustrados que são direcionados para os alunos, que recebem os títulos de Mestre Leonardo (Física, Mecânica e Energia), Mestre Merlim (Química), Mestre Gaia (Biologia, Meio Ambiente e Ecossistemas) eMestre Apolo (Matemática, Cores e Luz e Sombra).

Cada experiência é apresentada no formato de missão. “Como virar um copo sem deixar a água cair?”, “Como fazer um arco-íris?” e “Como impulsionar um objeto sem empurrá-lo?” são alguns exemplos de perguntas que serão respondidas. Com os mestres de cada livro os alunos devem ajudar os personagens Daniel, Gerson e Wilson, do ‘Ciência em Show’, a solucionarem desafios e, assim, avançarem na história. Desta forma, mesclando jogo, ensino e entretenimento, os estudantes assimilam conceitos teóricos com leveza e têm envolvimento ativo no processo de aprendizagem.

Os livros foram elaborados de forma a cobrir as necessidades de aprendizagem oferecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. Assim, os livros abordam componentes curriculares, habilidades e competências.

No programa, os educadores também poderão trabalhar conceitos e conteúdos definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), utilizando a Metodologia ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos). Todo o material pedagógico desenvolvido pela Evoluir foi concebido de acordo com os critérios da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

1ª Formação de educadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Ouroeste (SP) – Projeto ‘Nau dos Mestres’

Quando: 27/5, das 17h às 21h

Onde: EMEF Ouroeste - R. Fernão Dias Paes Leme, 1449 - Centro

 Escolas participantes do projeto:

 EMEF Ouroeste

EMEF José de Souza Cabral

últimas