EVENTO

Caminhada marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Caminhada marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Os participantes caminharam pela principal Avenida de Ouroeste

Os participantes caminharam pela principal Avenida de Ouroeste

Publicada há 4 anos


Da Redação

Recentemente, uma caminhada pela principal Avenida de Ouroeste marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, (comemorado oficialmente no dia 18 de maio). 

O evento foi promovido peloConselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) com apoio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. A caminhada faz parte das ações de conscientização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil. 

Foram dois meses de trabalhos intensos com ações do Plano Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes, sendo: percurso 1 “ Desnaturalizando e Enfrentando ao Abuso e a Exploração Sexual”. Foram atividades de educação permanente com os profissionais da Rede Intersetorial, professores, coordenadores e diretores das escolas do município e distrito, EMEIs e EMEFs, escola Sansara, oficinas temáticas  em todas as salas de aulas,  debates com profissionais da área da saúde nas UBSs e conversas de rodas com famílias atendidas pelo CRAS. 

Na ocasião, foi realizado um Banner Humano com os participantes da caminhada, uma construção coletiva que representa muito a união, compromisso e envolvimento de todos que fizeram parte do processo. 



A ação contou com a presença de aproximadamente 700 pessoas, entre elas educadores, estudantes, conselheiros tutelares, grupo Vida Nova na Terceira Idade e profissionais da Rede Intersetorial e CRAS. O percurso se iniciou na Praça Matriz e percorreu toda Avenida dos Bandeirantes até o Paço Municipal. 

No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância além de associar a fragilidade de uma flor com uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa. Esse símbolo surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era apenas uma campanha se tornou símbolo da causa, a partir de 2010. Para alcançar esse objetivo, é necessário que a sociedade em geral Faça Bonito na proteção das crianças e adolescentes. 

 

últimas