ATENÇÃO!

Elektro reforça cuidados de segurança com a chegada do período junino

Elektro reforça cuidados de segurança com a chegada do período junino

O alerta vale para todas as pessoas envolvidas na realização e na participação de eventos

O alerta vale para todas as pessoas envolvidas na realização e na participação de eventos

Publicada há 4 anos


O período dos festejos juninos está se aproximando e a Elektro, empresa do Grupo Neoenergia, intensifica o trabalho que faz ao longo de todo ano para alertar à população sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica. O alerta vale para todas as pessoas envolvidas na realização e na participação em quermesses.

Durante as festas juninas, os principais riscos são aqueles que envolvem a instalação da decoração típica, a iluminação de ruas e quadras esportivas que se transformam em palco para as quadrilhas e das barracas que comercializam comidas típicas. 


Confira as dicas da Elektro:

·Sempre mantenha distância da rede elétrica e não solte fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia em hipótese alguma. Os artefatos só devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados também de bandeirinhas de papel e de outros materiais inflamáveis.

·Não acenda fogueiras próximas de postes ou debaixo de fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando o rompimento da fiação.

·Ao enfeitar ruas e praças como bandeirinhas, bandeirolas, faixas e outros adereços, utilize materiais que não sejam condutores de corrente elétrica  e nunca amarre os adereços em postes e fios. A Elektro adverte que não é permitida a fixação de adornos, painéis, bonecos de pano e artifícios de decoração próxima à rede elétrica.

·Não solte balões. Além de ser crime, trata-se de uma brincadeira de alto risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de uma subestação. Nesse último caso, pode haver risco de explosões.

·Não faça ligações clandestinas de energia para iluminar arraias ou barraquinhas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício. Além de sobrecarregar o sistema, elas representam risco de curto-circuito, acidentes graves e é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

·Em eventos de maior porte, como shows e concursos de quadrilhas, é importante ter  uma proteção elétrica nas instalações que contemplem a distribuição das cargas e proteção seletiva. Apenas os profissionais capacitados podem executar esse serviço.

·A montagem de barraquinhas, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som, além da autorização dos órgãos competentes, devem levar em conta a distância mínima de segurança em relação à rede elétrica e contar com o devido aterramento elétrico. Durante a montagem e a desmontagem, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças metálicas com cuidado.

Em caso de acidentes, a Elektro reforça os seguintes alertas:

·Não se aproxime de fios caídos, isole o local e não deixa outras pessoas se aproximarem.

·Ligue imediatamente para o Samu, Corpo de Bombeiros e Elektro (0800  701 01 02 ).

últimas