ZONA SUL

Unidade de Saúde é inaugurada no Parque Universitário após indicação de vereadora

Unidade de Saúde é inaugurada no Parque Universitário após indicação de vereadora

Prédio recebe o nome do ex-prefeito e médico Dr. Adhemar Monteiro Pacheco

Prédio recebe o nome do ex-prefeito e médico Dr. Adhemar Monteiro Pacheco

Publicada há 4 anos

Antonio França; ex-vereador João Garcia juntamente com a sua esposa, a vereadora Neide Garcia, e os filhos do homenageado Dr. Ademar Monteiro Pacheco

Por Breno Guarnieri 

A Prefeitura inaugurou na manhã de ontem, 31, a unidade de saúde Dr. Adhemar Monteiro Pacheco, no Parque Universitário, zona sul de Fernandópolis. A instalação da referida unidade - Estratégia Saúde da Família - se deu após indicação da vereadora Neide Garcia, sob o número 31, no dia 14 de fevereiro de 2017.

Em contato com a reportagem, a vereadora falou da importância da construção da unidade na zona sul do município. “Irá possibilitar um ótimo atendimento para toda a população daquela região. Para mim é um grande marco a construção desta unidade”, salientou. A unidade de saúde Dr. Adhemar Monteiro Pacheco oferece consultas médicas, curativos, vacinas e coleta de exames. O local atenderá 2.500 famílias, um número aproximado de 6.200 pessoas abrangendo os bairros Parque Universitário, Antônia Franco, Brasitália, e moradores do “Córrego do Lageado”. 

Os serviços começam na próxima segunda-feira, dia 3, com uma equipe formada por 13 funcionários, entre 7 agentes comunitários, 1 enfermeiro, 2 técnicos de enfermagem, 01 auxiliar de limpeza, 1 escrituraria e 1 médica. 

HOMENAGEADO

Como reconhecimento pelo vasto trabalho em prol da sociedade, em novembro de 2018, a Câmara Municipal de Fernandópolis aprovou o Projeto de Lei proposto pela vereadora Neide Garcia e sancionado pelo prefeito André Pessuto, que denominou a UBS do Parque Universitário como UBS Dr. Adhemar Monteiro Pacheco. Dr. Adhemar Monteiro Pacheco nasceu na cidade de Ribeirão Preto, no dia 27 de novembro de 1920, casou-se com a senhora Maria Aparecida Viotto Monteiro e tiveram 6 filhos: Regina Helena, Regina Célia, Adhemar Jr, Carlos Roberto, Regina Silvia e Fernando José. Entre os anos de 1952 a 1955, como provedor, coordenou a construção da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis, sendo também durante vários anos seu administrador e diretor clínico. 

Foi professor de Biologia, em São Paulo, fundador e professor de Ciências Físicas e Naturais do Ginásio Estadual de Fernandópolis, membro efetivo do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, diretor presidente e diretor clínico da Universal Saúde, em São Paulo, sócio fundador da Sociedade Médica São Cristóvão, Médico do Trabalho formado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, presidente e administrador do Hospital Piratininga, no Capão Redondo, em São Paulo, vice-diretor Clínico do Hospital e Maternidade São Cristóvão, em São Paulo, auditor e coordenador do Centro Cirúrgico do Hospital e Maternidade São Cristóvão e membro da Comissão de Ética Médica do Hospital. 

Entre os anos de 2001 a 2004 desenvolveu atividades médicas na Clínica São Benedito, em Biritiba Mirim. Na vida pública atuou como vice-prefeito de Fernandópolis entre os anos de 1952 a 1955. Foi prefeito de Fernandópolis entre 1956 a 1959 e vereador da Câmara de Fernandópolis entre os anos de 1960 a 1962, tendo sido seu presidente em 1960. Foi eleito Deputado Estadual no mandato de 1963 a 1966.  


últimas