ATENÇÃO!

Prazo para Alistamento Militar termina em 30 de junho

Prazo para Alistamento Militar termina em 30 de junho

Cadastro e obrigatório para jovens de 18 anos

Cadastro e obrigatório para jovens de 18 anos

Publicada há 4 anos


SECOM

Os jovens do sexo masculino que nasceram no ano de 2.001 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar de Fernandópolis para fazer o alistamento militar obrigatório. O prazo vai até 30 de junho. 

Sem este alistamento, o cidadão fica impedido de tirar passaporte, ser matriculado em qualquer instituição de ensino, o que inclui universidades, ingressar no serviço público, entre outros.

Além disso, é previsto ainda, pagamento de multa que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. Esta é considerada a primeira etapa do serviço militar obrigatório. A segunda é a convocação das Forças Armadas, que ocorre no ano seguinte ao do alistamento.

O serviço militar inicial tem duração de 12 meses e pode ser reduzido por dois meses ou prorrogado por até seis meses. De acordo com a existência de vagas nas diversas organizações militares, uma parcela dos jovens que concluem o serviço militar inicial pode permanecer no serviço militar voluntário como soldados. Durante essa permanência, de acordo com cada força, há a possibilidade de realizar curso para promoção a cabo.

DOCUMENTOS

Os documentos necessários para efetivação do alistamento são certidão de nascimento, CPF (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto 3x4 recente.

Após o alistamento, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e a data de retorno à Junta de Serviço Militar de Fernandópolis, para que possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do serviço militar.

Serviço

Junta de Serviço Militar - anexo ao Tiro de Guerra, rua Progresso nº 413 – Jd Paulista. Fone: (17) 3442-2317. Atendimento de segunda à sexta-feira.

últimas