GOVERNO FEDERAL

Com apoio de Pinato, municípios aderem ao Programa Viver

Com apoio de Pinato, municípios aderem ao Programa Viver

Fernandópolis, Santa Fé do Sul, Assis, Dracena, Floreal, Votuporanga, Mirassol, Lucélia, Monte Aprazível, Rio Claro, Teodoro Sampaio e Valentim Gentil aderiram ao programa de envelhecimento saudável.

Fernandópolis, Santa Fé do Sul, Assis, Dracena, Floreal, Votuporanga, Mirassol, Lucélia, Monte Aprazível, Rio Claro, Teodoro Sampaio e Valentim Gentil aderiram ao programa de envelhecimento saudável.

Publicada há 4 anos


Assessoria do Deputado Federal Fausto Pinato 

Representantes de vários municípios de São Paulo e de todo o Brasil participaram, nesta semana, de um seminário de capacitação para adesão ao Programa Viver lançado pelo Governo Federal. O Programa, criado pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, visa proporcionar diretrizes voltadas à promoção do envelhecimento ativo e saudável, além de potencializar as habilidades, contribuindo para a preservação da autonomia e do protagonismo das pessoas com 60 anos ou mais.

Apoiador do projeto, o deputado Fausto Pinato ajudou na inclusão de vários municípios do estado de São Paulo ao programa. “Mais do que uma política pública esse programa é uma política de amor. Respeitar os idosos é respeitar a nossa história”, disse o deputado durante a cerimônia de abertura do evento. 

“O nosso mandato tem atuado desde o início na defesa dos direitos da pessoa idosa, com a indicação de vários kits do idoso para os municípios. Esse programa é um passo além, porque envolve ações sistemáticas que buscam tirar essa parcela da população da invisibilidade social, com diretrizes que vão desde a inclusão digital até a social. Para mim é uma honra poder apoiar um projeto dessa importância”, completou o deputado.

O secretário Nacional da Pessoa Idosa, Antônio Costa falou da importância da valorização dos idosos, muitas vezes esquecidos pelos governantes. “Muitas pessoas esquecem que os idosos representam uma parcela importante da nossa sociedade que contribuem com a nossa economia, com a aposentadoria, uma renda fixa que nunca falta”, afirmou.

Representando os municípios, o prefeito de Votuporanga, João Dado agradeceu ao deputado pela indicação da cidade ao programa e salientou que Votuporanga há anos já investe na promoção de políticas voltadas aos idosos. “Temos mais de mil alunos, a maioria idosos, fazendo aulas de hidroginástica que a Prefeitura oferece gratuitamente em praças esportivas da cidade. Foi uma ação que começou com 200 pessoas e ganhou rapidamente uma grande repercussão na cidade”, afirmou o prefeito.

últimas