ADMINISTRAÇÃO

Pinato diz que não se sente desprestigiado após Pessuto nomear advogado

Pinato diz que não se sente desprestigiado após Pessuto nomear advogado

Decreto de prefeito indica procurador João Pimenta para exercer as funções administrativas; suposta viagem de Pessuto para a Europa seria o motivo.

Decreto de prefeito indica procurador João Pimenta para exercer as funções administrativas; suposta viagem de Pessuto para a Europa seria o motivo.

Publicada há 4 anos

Presidente Ademir de Almeida salienta que Câmara não recebeu nenhum comunicado oficial 


Da Redação 

Um decreto subscrito pelo prefeito André Pessuto (DEM), datado do último dia 11, nomeou o advogado e procurador jurídico João Ignácio Pimenta Júnior para exercer as funções administrativas da Prefeitura de Fernandópolis.

Pela nomeação, Pimenta Júnior ficou autorizado pelo prefeito a prover os cargos públicos e expedir os demais atos referentes à situação funcional dos servidores; prover os serviços e obras da administração pública e organizar os serviços internos das repartições criadas por lei, sem exceder as verbas para tal destinadas.

O período estipulado é de sexta-feira, 14, até sexta-feira, 28, de junho, ou seja, Pessuto desvinculou-se um dia após a inauguração do novo terminal rodoviário de Fernandópolis, ocorrida na manhã de quinta-feira, 13.

nenhum documento oficial 

Apesar do aparente afastamento de Pessuto, o vice-prefeito Gustavo Pinato não assumirá o governo municipal. Segundo a Lei Orgânica em seu artigo 66, inciso XXXIII, haveria a necessidade de autorização dos vereadores se o tempo de ausência do prefeito fosse superior a 15 dias, com a consequente assunção de Gustavo. Até o fechamento desta matéria, nenhum documento oficial foi protocolado no Legislativo, sobretudo relacionado à oficialização da vacância do cargo.

Consultado, o presidente da Câmara, Ademir de Almeida, afirmou que neste caso específico, não é necessário, pois o afastamento é inferior a 15 dias. Acima deste prazo deveria ser aprovada pelos vereadores uma espécie de “licença”, com a assunção do vice-prefeito eleito Gustavo Pinato.

À reportagem de O Extra.net, Gustavo Pinato salientou que não se sentiu desprestigiado, mas sim surpreso com a nomeação de Pimenta Júnior. “Foi uma escolha dele (André Pessuto). Não me sinto desprestigiado em relação ao ato, pois o afastamento é menor do que 15 dias. Não vejo problema nisso. Nossa relação é harmônica”, ponderou o vice-prefeito. 

Sem respostas!

Pelos lados da administração municipal não houve a expedição de qualquer tipo de comunicado sobre o motivo da nomeação de Pimenta Júnior.

Informações extraoficiais e não confirmadas por qualquer dos secretários municipais consultados indicam que Pessuto pode ter embarcado em viagem rumo a Europa, mais precisamente até Barcelona, na Espanha, onde se submeteria a um tratamento médico.

A reportagem tentou a confirmação sobre o afastamento e viagem de Pessuto junto a sua Assessoria de Imprensa, mas a informação não foi ratificada. 

Pessuto, Pinato e populares na inauguração do terminal. Logo após decreto entrou em vigor. Foto: Arquivo/Secom Fernandópolis 

últimas