SUCESSO!

Pais comemoram cirurgia em feto com malformação ainda na barriga da mãe

Pais comemoram cirurgia em feto com malformação ainda na barriga da mãe

Procedimento foi feito no Hospital da Criança e Maternidade (HCM)

Procedimento foi feito no Hospital da Criança e Maternidade (HCM)

Publicada há 4 anos

                     Pais comemoram o sucesso da cirurgia

Os pais do bebê que foi operado ainda na barriga da mãe para corrigir uma malformação congênita no intestino, em São José do Rio Preto, comemoraram o sucesso da cirurgia e a possibilidade de agora poderem segurar a filha Maya no colo e levá-la para casa logo após o parto, já que não precisará ser operada depois do nascimento.

“Eu acho que a Maya já nasce muito abençoada por ter passado por uma cirurgia feita por profissionais totalmente qualificados. Mas ela é ainda mais abençoada por conseguir ajudar outras mães que agora podem optar pela cirurgia dentro do útero e conseguir segurar o filho da forma mais rápida”, afirma o pai da menina, Victor Guimarães, de 28 anos.

O procedimento foi feito no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) nesta segunda-feira, 17. De acordo com a unidade, participaram da cirurgia médicos do Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto, do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, da Universidade de Taubaté e do Hospital de Baia Blanca, da Argentina.

O bebê operado está com 33 semanas de gestação e possuía gastrosquise, que é uma abertura nos músculos e na pele da parede abdominal que permite que o intestino fique para fora do abdômen.

De acordo com a médica especializada em medicina fetal, Denise Araújo Lapa o procedimento de fetoscopia para corrigir uma gastrosquise é o primeiro a ser feito em todo o mundo.

“Já existia algumas iniciativas teóricas da resolução, mas, aqui no Brasil, a gente também avançou na cirurgia da mielomeningocele, o que nos permitiu dar mais um passo com muita confiança e tranquilidade porque já conhecemos os riscos maternos”, afirma a médica.


PROCEDIMENTO

De acordo com o HCM, os especialistas precisaram de 1h40 para realizar o procedimento, que é minimamente invasivo. Durante a cirurgia, quatro pequenas incisões foram feitas na barriga da mãe, por onde introduziram os instrumentos que permitem ver o interior do útero e corrigir a malformação.

Segundo o médico cirurgião Tadeu Russo Gonçalves, os benefícios ao realizar o procedimento são imensuráveis porque uma das grandes vantagens é o fato de o bebê nascer sadio, o que permite mamar imediatamente no seio da mãe e ter alta hospitalar em dois ou três dias sem correr riscos de pegar uma infecção.

Já o bebê que se submete a uma cirurgia de correção da gastrosquise após o nascimento tem as alças intestinais inflamadas, o que o impede de mamar. Consequentemente, ele precisa permanecer, em média, 30 dias internado, recebendo nutrição parenteral.

“Para as mães que recebem alta, mas precisam voltar para o hospital para acompanhar o recém-nascido, é uma batalha gigante contra a infecção, dor, pós-operatório. Esse novo procedimento evita isso. Então, conseguimos fazer com que essa mãe consiga estar com a filha em casa em dois ou três dias”, afirma.


                              O bebê operado está com 33 semanas de gestação


ALTA HOSPITALAR

Naiara Paula Galieta foi para o quarto do Hospital da Criança e Maternidade logo após a cirurgia ser realizada. Ela permanecerá internada pelos próximos dias até receber alta hospitalar.

“Foi incrível. Acordei e me falaram que a cirurgia tinha sido um sucesso. Eu estava muito tranquila para fazê-la. Eu estou bem fisicamente. É bem cansativo. O final da gestação é um pouco complicado. A Maya vai fazer 34 semanas amanhã e deve nascer com 38 ”, diz.

Depois de receber alta hospitalar, o casal vai retornar para São José dos Campos, onde o parto será feito. A lembrança de poder fazer parte da história da medicina ficará para sempre na memória de Victor.

“É uma nova técnica que eles estão fazendo. Ela surpreendeu mesmo um médico que já executava o outro procedimento que considerávamos ótimo e tínhamos ficado muito contentes. Podemos falar com muito orgulho que o Brasil foi o pioneiro”, afirma.

                         Cirurgia foi realizada em São José do Rio Preto


*Com informações do portal G1 

últimas